CSN confirma investimento de R$ 1,8 bilhão e geração de mil empregos em Minas

A expectativa é que a primeira fase da expansão em Arcos seja concluída no primeiro semestre de 2015.

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) está realizando grande investimento em Minas Gerais na área de cimentos. O projeto, que envolve R$ 1,8 bilhão, contempla duas fábricas de cimentos nas cidades de Arcos e Romaria. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE) atuou, nas últimas semanas, na articulação entre a empresa e os municípios. A ação resultará na assinatura de um Protocolo de Intenções com o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi).

Serão construídos um forno de clinquer (matéria-prima para a fabricação do cimento) e três moagens, duas em Arcos e uma em Romaria. A CSN possui grandes investimentos em Minas Gerais, destacadamente em Congonhas, onde funcionam suas unidades especializadas em minério de ferro. “A empresa sempre acreditou e segue acreditando no estado de Minas Gerais como um parceiro estratégico para os empreendimentos da companhia”, afirma o diretor Institucional da CSN, Luiz Paulo Barreto.

O novo projeto irá complementar a produção da unidade da CSN em Volta Redonda (RJ), ao mesmo tempo em que irá fomentar a indústria de Minas Gerais. A produção de cimentos da CSN aumentará de 2,4 para 5,4 milhões de toneladas/ano. “É de extrema importância incentivarmos a expansão de uma fábrica cujo setor é referência e fundamental para a economia mineira”, acredita o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Altamir Rôso. O investimento irá gerar cerca de mil novos empregos no estado.

O projeto foi apresentado ao secretário e aos prefeitos da região em reunião na Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg). A expectativa é que a primeira fase da expansão em Arcos seja concluída no primeiro semestre de 2015. Os investimentos em Romaria começam imediatamente.

Segundo informado pela empresa, a expansão das atividades de cimentos no estado irá contribuir para a diversificação da atividade econômica, profissionalização e especialização da mão-de-obra, além do fomento ao setor terciário. Toda a região será beneficiada.

Isso justifica o entusiasmo do Prefeito de Romaria, Ferdinando Resende Rath, com o projeto. “Para a nossa cidade, essa fábrica será um marco, pois irá movimentar a economia e trará novas oportunidades para as pessoas no município”. O prefeito de Arcos, Claudenir José de Melo, destacou a importância do investimento que a companhia já realiza na cidade, inclusive com programas sociais implementados pela Fundação CSN.

Fonte: Agência Minas

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais