Crise faz cidades retrocederem, mas Patos de Minas continua a mais desenvolvida em MG

O índice foi de 0.8586. No Brasil, a Capital do Milho ficou na 46ª posição.

Vista aerea da cidade de Patos de Minas - MG.

A Firjan, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, divulgou nesta sexta-feira (29) o Índice Firjan de Desenvolvimento relativo a 2016. Patos de Minas melhorou seu desempenho com relação a 2015 e continuou na 1ª colocação no estado de Minas Gerais. O índice foi de 0.8586. No Brasil, a Capital do Milho ficou na 46ª posição.

Em 2015, Patos de Minas já era a primeira colocada no estado com o Índice de 0.8390, sendo a 63ª cidade mais desenvolvida do país. Apesar de ter ficado em primeiro lugar no estado em 2015 e em 2016, Patos de Minas recebeu índices maiores em 2014 e 2015, porém no estado a cidade ficou na 3ª posição nestes dois anos.

Segundo a Firjan, a crise econômica que o país enfrentou nos últimos anos fez com que o nível socioeconômico das cidades brasileiras retrocedesse três anos. De acordo com o estudo, na comparação com 2015, as áreas de educação e saúde tiveram o menor avanço da última década e não compensaram as perdas do mercado de trabalho nos últimos anos.

A análise mostra que o país está bem longe das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), monitoradas pelo IFDM. A meta, por exemplo, de universalizar a educação na pré-escola para crianças de 4 e 5 anos poderá ser atingida somente em 2035, caso o crescimento observado de 2014 a 2016 se mantenha.

Na análise de Emprego e Renda, o IFDM aponta que, entre 2015 e 2016, foram fechados quase 3 milhões de postos de trabalho formais no país. Em 2016, apenas 2.254 cidades geraram empregos, ou seja, quase 60% fecharam postos de trabalho, incluindo capitais e grandes centros econômicos.

A média do IFDM Brasil ficou em 0,6678 (sendo que, quanto mais perto de 1, melhor o grau de desenvolvimento). A segunda colocada em Minas Gerais foi a cidade de Andradas com 0.8434 e a terceira Poços de Caldas com 0.8402. O Índice Firjan analisa os setores de educação, saúde e emprego e renda.

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais