Criminosos fazem diversas vítimas com golpe da falsa taxa de encomenda na alfândega; entenda

Para aplicar o estelionato, os infratores criaram uma página na internet que simula o rastreamento da encomenda, indica que o produto foi para a zona aduaneira e informa a chave pix para agilizar a liberação do produto.

Os golpistas não param de criar formas de enganar as pessoas e algumas fraudes são arquitetadas meticulosamente. O golpe do pagamento de tributo para receber encomenda dos Correios chama a atenção pela sofisticação. Para aplicar o estelionato, os infratores criaram uma página na internet que simula o rastreamento da encomenda, indica que o produto foi para a zona aduaneira e informa a chave pix para agilizar a liberação do produto.

Para iniciar o golpe, os bandidos enviam uma mensagem, como se fosse dos Correios, com um link de rastreamento para o celular do comprador. Ao abrir o link, a vítima entra em uma página na internet (falsa) e percebe todo o trajeto percorrido pela encomenda. E claro, para o estelionato dar certo, criam um óbice que obriga a vítima a pagar algo.

Assim, eles mostram que o produto foi para uma fiscalização aduaneira e aguarda 3 dias úteis para o pagamento do tributo. O próprio aplicativo oferece a forma de pagamento como chave pix, para liberação mais rápida do produto. Até QRCode é disponibilizado para facilitar o pagamento, destacando que expira em pouco minutos e é confirmado automaticamente.

Mas tudo não passa de um golpe e o pagamento na verdade vai para o bolso dos infratores. Por isso, os especialistas em segurança pública destacam que é sempre importante ter certeza da veracidade das informações antes de fazer qualquer transação financeira. Nesse caso, ao verificar o link da página de rastreamento, vê-se que ele é totalmente diferente do verdadeiro dos Correios. Também, a empresa para quem vai o valor “Arkama Intermediacoes & Negocios Digitais” não tem qualquer relação com os Correios e é alvo de uma série de denúncias.

Últimas Notícias

Coopatos celebra a conquista do troféu "Prata" no Prêmio SomosCoop - Excelência em Gestão 2025

Veja mais

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais

Defesa Civil emite alerta para tempestades e grandes volumes de chuva em Patos de Minas

Veja mais

Homem que matou desafeto na frente da filha é condenado a mais de 11 anos em Patos de Minas

Veja mais