Criminosos fazem diversas vítimas com golpe da falsa taxa de encomenda na alfândega; entenda

Para aplicar o estelionato, os infratores criaram uma página na internet que simula o rastreamento da encomenda, indica que o produto foi para a zona aduaneira e informa a chave pix para agilizar a liberação do produto.

Os golpistas não param de criar formas de enganar as pessoas e algumas fraudes são arquitetadas meticulosamente. O golpe do pagamento de tributo para receber encomenda dos Correios chama a atenção pela sofisticação. Para aplicar o estelionato, os infratores criaram uma página na internet que simula o rastreamento da encomenda, indica que o produto foi para a zona aduaneira e informa a chave pix para agilizar a liberação do produto.

Para iniciar o golpe, os bandidos enviam uma mensagem, como se fosse dos Correios, com um link de rastreamento para o celular do comprador. Ao abrir o link, a vítima entra em uma página na internet (falsa) e percebe todo o trajeto percorrido pela encomenda. E claro, para o estelionato dar certo, criam um óbice que obriga a vítima a pagar algo.

Assim, eles mostram que o produto foi para uma fiscalização aduaneira e aguarda 3 dias úteis para o pagamento do tributo. O próprio aplicativo oferece a forma de pagamento como chave pix, para liberação mais rápida do produto. Até QRCode é disponibilizado para facilitar o pagamento, destacando que expira em pouco minutos e é confirmado automaticamente.

Mas tudo não passa de um golpe e o pagamento na verdade vai para o bolso dos infratores. Por isso, os especialistas em segurança pública destacam que é sempre importante ter certeza da veracidade das informações antes de fazer qualquer transação financeira. Nesse caso, ao verificar o link da página de rastreamento, vê-se que ele é totalmente diferente do verdadeiro dos Correios. Também, a empresa para quem vai o valor “Arkama Intermediacoes & Negocios Digitais” não tem qualquer relação com os Correios e é alvo de uma série de denúncias.

Últimas Notícias

Condutor e passageiro de motocicleta morrem em grave acidente na BR 354, em Rio Paranaíba

Veja mais

Acusação de furto de celular termina em agressões no Mercado Municipal e duas pessoas vão parar na Delegacia

Veja mais

Coreto Municipal completa 40 anos como símbolo da cultura e da memória de Patos de Minas

Veja mais

Calçada se abre e veículo fica preso em buraco de obra recente da Copasa em Patos de Minas

Veja mais

Homem com várias passagens policiais é preso após tentativa de furto em loja de calçados, em Patos de Minas

Veja mais

Cuidados no preparo e armazenamento dos alimentos garantem ceias mais seguras no fim de ano

Veja mais