Criminosos estão se passando por advogados para aplicar golpes em clientes, alerta OAB

A Ordem dos Advogados de Minas Gerais e a Procuradoria Geral de Justiça acionaram a Polícia Civil para investigar o caso.


Diariamente, golpistas encontram novos mecanismos para fazer mais vítimas. Criminosos estão se passando por advogados e aplicando golpes, em todo o estado de Minas Gerais. O “golpe do falso advogado” não é novo, mas, neste início de ano, fez diversas vítimas. A Ordem dos Advogados de Minas Gerais e a Procuradoria Geral de Justiça acionaram a Polícia Civil para investigar o caso.

O Patos hoje conversou com o presidente da 45° Subseção da OAB de Patos de Minas, Rafael Normandia, sobre como o golpe acontece. Ele explicou que os processos judiciais são públicos, com exceção dos que tramitam em segredo de justiça. Por meio de consultas, qualquer pessoa pode acessar os processos, estando envolvida ou não.

Criminosos se aproveitam disso para aplicar os golpes. Eles acessam os documentos e se passam pelo advogado do processo. Os golpistas, geralmente, utilizam o WhatsApp, alterando a foto de perfil para a do advogado, ou do escritório que ele pertence, e entra em contato com o cliente. O falso advogado informa para a vítima que será necessário o pagamento de algum valor para dar sequência no processo. Os clientes acreditam e acabam caindo no golpe.

O Dr. Rafael Normandia alertou que os criminosos “são muito profissionais” a ponto de enviarem os documentos verdadeiros do processo, o que auxilia ainda mais para o cliente acreditar que se trata do verdadeiro advogado. O presidente orientou para que os clientes verificarem, se possível, pessoalmente ou por ligação no número fixo do escritório, antes de fazer a transferência bancária.

O presidente da OAB de Minas Gerais e a Procuradoria Geral de Justiça acionaram a Polícia Civil e solicitaram uma investigação. Caso alguém caia nesse golpe, a orientação é que procure a Polícia Militar e faça um boletim de ocorrência.

Últimas Notícias

Idoso inabilitado avança parada, bate em ambulância do Samu e deixa três feridos, em Carmo do Paranaíba

Veja mais

Confraternização de Natal termina com convidados sendo agredidos e jovem preso em Patos de Minas

Veja mais

Homicídios caem mais de 50% e Patos de Minas registra ano histórico na área da segurança pública

Veja mais

Ex-companheiro é preso por perseguição, ameaças e tentativa de agressão com arma de fogo durante festa de Natal em Patos de Minas

Veja mais

Condutor e passageiro de motocicleta morrem em grave acidente na BR 354, em Rio Paranaíba

Veja mais

Acusação de furto de celular termina em agressões no Mercado Municipal e duas pessoas vão parar na Delegacia

Veja mais