Criminosos clonam voz de advogada de Patos de Minas com inteligência artificial para aplicar golpes

Nesse caso, a cliente não caiu na tentativa, mas há vários relatos de pessoas que perderam grandes quantias de dinheiro.

A inteligência artificial (IA) foi criada para auxiliar o ser humano a encontrar respostas e até executar algumas tarefas. Porém, criminosos estão utilizando o mecanismo para sofisticar ainda mais seus crimes. Estelionatários utilizaram a IA para clonar a voz de uma advogada de Patos de Minas com o objetivo de aplicar o chamado golpe do falso advogado. Nesse caso, a cliente não caiu na tentativa, mas há vários relatos de pessoas que perderam grandes quantias de dinheiro.

A advogada que teve a voz clonada foi a Jéssica Martins. Em entrevista ao Patos Hoje, ela contou que o caso aconteceu na semana passada. Na quinta-feira (30), Jéssica recebeu mensagens de uma cliente questionando se havia entrado em contato com ela, por outro número, a respeito do recebimento de um valor. A advogada negou e orientou a cliente a ter cuidado.

Alguns minutos depois, a cliente informou que o golpista havia encaminhado um áudio com uma voz muito parecida com à da advogada. Ao ouvir a gravação, Jéssica ficou espantada com a semelhança. Além disso, segundo ela, o áudio utilizava palavras e expressões que ela costuma utilizar ao conversar com os clientes. “Eu acredito que eles estejam utilizando a IA para poder copiar a nossa voz e convencer o cliente”, afirmou.

Nesse caso específico, a pessoa não caiu no golpe. Porém, outro cliente da advogada acabou sendo vítima. Segundo Jéssica, os criminosos entraram em contato poucos dias depois de uma audiência e informaram que seria necessário cadastrar uma conta para o recebimento de um valor. Além disso, também foram solicitadas transferências. O cliente acabou tendo um prejuízo de mais de R$ 20 mil.

A advogada decidiu compartilhar o caso com o Patos Hoje com o objetivo de alertar outras pessoas e evitar que novas vítimas sejam feitas. Segundo ela, quando o cliente receber uma mensagem de um número diferente do utilizado pelo advogado, mesmo que o contato esteja com a foto dele, é importante ligar para o número que já era utilizado anteriormente ou, se possível, comparecer pessoalmente ao escritório.

Jéssica informou também que o Tribunal de Justiça não entra em contato para solicitar transferências ou dados bancários. Caso isso aconteça, a orientação é entrar em contato diretamente com o advogado que atua na ação, pois se trata de um golpe.

Ainda segundo as orientações da advogada, caso a pessoa perceba que foi vítima de um golpe, deve procurar o advogado para receber orientações e entrar em contato o mais rápido possível com o banco e com o Banco Central, informando o ocorrido.

Últimas Notícias

Diarista é indiciada por furto de joia em Patos de Minas; ela é suspeita de outros crimes

Veja mais

Núcleo de Pesquisas do Unipam abre inscrições para Programa de Bolsas de Iniciação Científica

Veja mais

Biblioteca João XXIII realiza feira com mais de 400 livros disponíveis para troca em Patos de Minas

Veja mais

Cleitinho amplia vantagem e chega a 35,5% na disputa pelo Governo de Minas, aponta DataTempo

Veja mais

Família sofre com envenenamento em série de gatos e clama por justiça em Patos de Minas

Veja mais

Empresário de Patos de Minas é condenado por morte de piloto agrícola em queda de avião

Veja mais