Criador de sistema inovador de encaixotamento de ovos, ex-aluno do Unipam é premiado na Irlanda

A cerimônia aconteceu no dia 23 de outubro, no Royal Marine Hotel, em Dublin.

O talento patense voltou a ganhar destaque internacional. O engenheiro mecânico formado pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), Hugo Campos Lima Silva, foi premiado na Irlanda com o título de Projeto de Engenharia Mecânica do Ano, durante o Engineering Excellence Awards 2024. A cerimônia aconteceu no dia 23 de outubro, no Royal Marine Hotel, em Dublin.

Atualmente, Hugo Campos mora na cidade de Virginia, no condado de Cavan, onde atua como designer de automação industrial na empresa Nuálach Automation. Foi lá que ele desenvolveu o projeto vencedor, o “Eggsact Robot Packer”, um sistema que já é considerado um marco para a engenharia irlandesa e mundial.

O equipamento é o primeiro sistema de encaixotamento automático de ovos da Irlanda e um dos poucos existentes no mundo. A tecnologia é capaz de encaixotar dezenas de bandejas por segundo e se adapta a diferentes tipos de caixas, bandejas e tamanhos de ovos. O sistema, escalável e de fácil instalação, utiliza sensores e inteligência artificial para monitorar a produção, detectar defeitos e separar automaticamente os produtos fora do padrão.

A inovação coloca a Irlanda em posição de referência global em automação para o setor de embalagens, além de fortalecer a cadeia nacional de tecnologia ao oferecer uma solução eficiente e sustentável para a indústria de ovos.

Hugo Campos destacou que o prêmio representa um marco na sua trajetória profissional. “Esta conquista valida anos de estudo, dedicação e compromisso com o desenvolvimento de projetos de alto nível. Esse reconhecimento fortalece minha posição no mercado europeu e me motiva ainda mais a continuar investindo em excelência, pesquisa e inovação ao longo da minha carreira”, afirmou.

Formado em Engenharia Mecânica pelo UNIPAM em 2021, Hugo vem trilhando uma carreira de sucesso, marcada por inovação, excelência técnica e reconhecimento internacional.

Últimas Notícias

Celular furtado na Santa Casa é recuperado após ser rastreado; servente de pedreiro é preso por receptação

Veja mais

A brincadeira de mau gosto que pode custar vidas; Samu recebeu 92 mil trotes em Minas em 2025

Veja mais

Contrato de gaveta tem eficácia jurídica? Doutor Brian explica

Veja mais

Medic Imagem inaugura o mais moderno tomógrafo da região e amplia capacidade de diagnóstico

Veja mais

Homem arromba janela, descumpre medida protetiva e tenta esganar ex-namorada no Jardim Quebec

Veja mais

Homem é agredido a golpes de enxada e alavanca de ferro em Patos de Minas; autores fugiram

Veja mais