Criação do Polo do Alho promete fortalecer a economia e gerar empregos no Alto Paranaíba

A iniciativa, de autoria da deputada estadual Lud Falcão (Pode), cria o Polo Agrícola de Alho na região, medida que deve impulsionar inda mais a produção na região.

A aprovação, em 2º turno, do Projeto de Lei 1.069/23 na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promete trazer grandes benefícios para o Alto Paranaíba. A iniciativa, de autoria da deputada estadual Lud Falcão (Pode), cria o Polo Agrícola de Alho na região, medida que deve impulsionar inda mais a produção na região.

O polo será formado por dez municípios: Guarda-Mor, Indianópolis, Nova Ponte, Perdizes, Rio Paranaíba (município-sede), Sacramento, Santa Juliana, São Gotardo, Tapira e Uberaba.

Entre os principais benefícios estão:

Mais apoio do Estado: prioridade em programas de crédito, assistência técnica e políticas públicas específicas para o alho;

Agroindustrialização: incentivo ao beneficiamento e ao processamento do alho, agregando valor ao produto, criando empregos e retendo renda na região;

Inovação: recomendações da Embrapa Hortaliças para melhorar o manejo, a qualidade e a produtividade;

Competitividade: fortalecimento frente aos altos custos de produção e à concorrência com o alho importado.

De acordo com a deputada Lud Falcão, a criação do polo é um passo importante para transformar o potencial agrícola em desenvolvimento. “Com o polo, vamos ampliar o desenvolvimento regional, valorizar os produtores e dar condições para que o alho do Alto Paranaíba tenha ainda mais destaque em Minas e no Brasil”, destacou.

O presidente da Associação Mineira dos Produtores de Alho (Amipa), Flávio Márcio, também comemorou a conquista. “Nossa região já conta com cerca de 9 mil hectares plantados e gera mais de 180 mil empregos diretos e indiretos. O reconhecimento como polo é um passo histórico para o setor e fortalece ainda mais os produtores”, disse.

Além de apoiar os agricultores, a criação do Polo do Alho deve atrair investimentos, estimular a integração entre cooperativas e prefeituras e consolidar o Alto Paranaíba como referência nacional no setor.

Últimas Notícias

Com reforço no efetivo, Polícia Militar lança Operação Natalina 2025 em Patos de Minas

Veja mais

Consumidores caem em pressão de corretores e assinam contratos caros durante as férias, alerta Procon

Veja mais

Prefeitura regulamenta estacionamento para pessoas com autismo e mostra como pedir cartão

Veja mais

Vigilância encontra produtos de limpeza proibidos de venda em comércios de Patos de Minas e alerta

Veja mais

Casal acaba preso após câmeras gravarem homem escalando poste e furtando fiação e medidores de energia

Veja mais

DNIT inicia manutenção na BR 352 em Patos de Minas e moradores comemoram melhorias no trecho

Veja mais