Crescem as denúncias de maus tratos de crianças em Patos de Minas
Uma média de 30 denúncias chegam ao órgão todos os dias. Os casos de maus tratos e abandono chegam em maior número.
O Conselho Tutelar de Patos de Minas nunca foi tão requisitado. Os cinco conselheiros estão tendo que se desdobrar para atender o grande número de chamados. Uma média de 30 denúncias chegam ao órgão todos os dias. Os casos de maus tratos e abandono chegam em maior número e são os que mais preocupam.
Só no mês passado, o Conselho Tutelar de Patos de Minas atendeu 20 casos de crianças que foram abandonadas pelos pais. De acordo com Francisco Silva, presidente do órgão, nos casos mais graves, os meninos e meninas são encaminhados para a Casa da Acolhida e a denúncia é encaminhada para o Ministério Público e para a Vara da Infância e Juventude.
Francisco Silva lembrou que o abandono de incapaz é crime e que pode provocar, inclusive, a perda da guarda da criança. De acordo com o presidente do Conselho Tutelar, na maioria das vezes, os casos de maus tratos e abandono estão relacionados ao uso de drogas por parte dos pais.
O aumento no número de denúncias, no entanto, é analisado de forma positiva pelo Conselho Tutelar. De acordo com Francisco Silva, isso mostra que as pessoas estão mais conscientes e preocupadas em proteger as crianças e adolescentes. “Quando uma pessoa pega o telefone e denuncia é uma criança a menos sofrendo maus tratos, uma criança a menos abandonada, uma criança a menos sendo abusada pelo padrasto ou mal tratada pela madrasta”, explicou.
De acordo com o presidente do Conselho Tutelar, as pessoas não precisam se identificar para fazer uma denúncia. Francisco informou que todos os casos de abusos e violência contra crianças e adolescentes são investigados.
O Conselho Tutelar de Patos de Minas funciona durante todo dia e possui equipes de plantão à noite e nos finais de semana. As denúncias devem ser feitas pelo telefone (34) 3822 9694.