Cresce número de vagas no mercado de trabalho em Minas.

A colocação de pessoas no mercado de trabalho continua crescendo em Minas Gerais.

A colocação de pessoas no mercado de trabalho continua crescendo em Minas Gerais. Dados do Sistema Nacional de Emprego (Sine) apontam que, no acumulado dos cinco primeiros meses deste ano, houve crescimento de 38,31% em relação ao mesmo período de 2007. Foram 36.843 colocados, ante 26.638 no ano passado. Os números correspondem a 92 dos 99 postos do Sine, que são coordenados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese).

O número de trabalhadores inscritos e encaminhados também aumentou. Nos cinco primeiros meses deste ano, 193.710 pessoas se cadastraram e 161.870 foram encaminhadas. Já no mesmo período de 2007, o sistema computou 124.179 inscrições e 116.082 encaminhamentos, um aumento de 55,99% e 39,44%, respectivamente.

Ainda de acordo com o balanço, houve crescimento no número de vagas captadas, saltando de 33.482 para 62.555. “O balanço positivo reflete o crescimento da economia mineira e, principalmente, mostra que o Sistema Público de Emprego está participando efetivamente da inserção do trabalhador no mercado, por meio da intermediação, treinamento e qualificação da mão-de-obra”, analisa o diretor do Observatório do Trabalho, Emprego e Renda da Sedese, Mateus Cópio.


Sine

O Sine é um serviço gratuito que visa melhorar as condições de acesso, permanência ou retorno do trabalhador ao mercado de trabalho. Em Minas Gerais, os postos de atendimento são coordenados pela Sedese, por meio da Subsecretaria de Trabalho, Emprego e Renda. Além de intermediar mão-de-obra, o Sine encaminha os profissionais cadastrados para cursos de qualificação profissional, atende o trabalhador solicitante do seguro-desemprego, incentiva a geração de emprego e renda e disponibiliza informações sobre mercado, por meio de palestras e cursos de competências básicas para o trabalho.

Últimas Notícias

Acusação de furto de celular termina em agressões no Mercado Municipal e duas pessoas vão parar na Delegacia

Veja mais

Coreto Municipal completa 40 anos como símbolo da cultura e da memória de Patos de Minas

Veja mais

Calçada se abre e veículo fica preso em buraco de obra recente da Copasa em Patos de Minas

Veja mais

Homem com várias passagens policiais é preso após tentativa de furto em loja de calçados, em Patos de Minas

Veja mais

Cuidados no preparo e armazenamento dos alimentos garantem ceias mais seguras no fim de ano

Veja mais

Fabiano Lucas critica cachês milionários de artistas e propõe união de prefeitos para não contratar shows caros

Veja mais