Creas promove Blitz Educativa contra a Violência Sexual Infantil

Estima-se que, aproximadamente, meio milhão de crianças e adolescentes foram abusados entre 2011 e 2015, de acordo com a Secretaria Especial de Direitos Humanos.

Foto: Thiago Seco

No dia 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Crespo de 8 anos, foi sequestrada, drogada, violentada e cruelmente assassinada em Vitória, no Espirito Santo. Seu corpo foi encontrado seis dias depois carbonizado, seus agressores nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000.

Pensando em nossas crianças e na recorrência dos casos em Patos de Minas, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) realizará, nesta quinta-feira (18), a Blitz Educativa referente à “Campanha Proteja Nossas Crianças”. A ação terá inicio às 8h, tendo como ponto de partida o Posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR-365, KM 413, saída para Patrocínio. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar e orientar a população quanto à importância de proteger as crianças e denunciar caso seja consumada a violência.

No ano passado, a Secretaria Especial de Direitos Humanos, recebeu, através do Disque-Denúncia Nacional 100, mais de 77 mil relatos, sendo a violência sexual um dos mais frequentes (15.707 casos). Além de os abusadores serem pessoas próximas, do convívio das vítimas, apenas em 30% dos casos, há evidências físicas.

Ainda segundo o Disque 100, apenas 7,5% dos casos são denunciados, estima-se que aproximadamente meio milhão de crianças e adolescentes foram abusadas entre 2011 e 2015. Negligência e violência psicológica são outras violações registradas. As meninas são as maiores vítimas, com 54% dos casos denunciados. A faixa etária mais atingida é a de 4 a 11 anos, com 40%. Meninas e meninos negros e pardos somam 57,5% dos atingidos.

Uma orientação do Creas é de que pais, responsáveis e professores estejam atentos aos comportamentos das crianças no dia a dia, já que, na maioria das vezes, ela não terá coragem de denunciar o caso, seja por medo ou por vergonha. A violência pode causar vários transtornos na vítima como agressividade, isolamento, medo, depressão e, até, tentativa de suicídio. Vale ressaltar, também, que a culpa nunca é dela.

Para denunciar qualquer caso de violência sexual infantil, é necessário procurar o Conselho Tutelar pelo 9669-1813 (Plantão) ou 3822-9694, a Policia Civil pelo 3822-9785, a Policia Militar pelo 190 ou o Disque 100, vinculado à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Últimas Notícias

Empresas de laticínio fazem esclarecimento sobre apreensão de 20 toneladas de queijo em Patos de Minas

Veja mais

Comércio deve fechar neste 1º de Maio; veja o que abre e o que fecha em Patos de Minas

Veja mais

Homem de 33 anos acaba preso ao misturar clonazepam com crack e ameaçar de morte a própria mãe

Veja mais

Garis escoram monte de lixo em carro estacionado e deixa proprietário indignado

Veja mais

Após receber denúncia anônima, Polícia Militar encontra casa usada para o tráfico de drogas

Veja mais

Acusados de assassinar produtor que vivia ameaçado são alvos de megaoperação em Patos de Minas

Veja mais