CREAS promove ações on-line de combate à violência sexual de crianças e adolescentes

A campanha é alusiva ao dia 18 de maio, quando são promovidas ações de conscientização referentes ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Imagem Ilustrativa

A violência sexual contra crianças e adolescentes é tema de grande relevância e, por isso, precisa estar sempre presente na pauta de discussões da sociedade. Portanto, diante da necessidade de se dar destaque a esse assunto e de estabelecer uma data especial para reflexões acerca do problema, 18 de maio foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Lei Federal 9.970/2000).

Em anos anteriores, Patos de Minas lembrou essa data por meio de ações como panfletagem, passeatas, palestras, dentre diversas outras atividades para sensibilizar a população para o problema. Neste ano, diante das medidas de isolamento, as atividades presenciais de enfrentamento precisaram ser adaptadas, o que levou o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) a preparar uma campanha on-line.

O objetivo dessa iniciativa é não deixar de promover reflexões acerca do tema e estimular a sociedade a assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra as crianças e adolescentes no Brasil. A campanha será desenvolvida por meio dos veículos de comunicação da Prefeitura de Patos de Minas, de modo especial pelo site.

A data - Historicamente, o dia 18 de maio remonta a um crime que chocou o Brasil, tornando-se, por isso, símbolo de toda a violência que se comete contra crianças e adolescentes. Araceli Cabrera Sanches tinha 8 anos quando foi sequestrada, em 18 de maio de 1973. A garota foi, então, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma família capixaba.

Seu corpo foi encontrado, desfigurado por ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória (ES). A sociedade capixaba e a família da menina silenciaram-se diante do crime. O caso teve grande repercussão nacional, o que não impediu a impunidade dos agressores.

Seguem abaixo links de vídeos educativos e de espaços na internet que abordam essa temática:

- facabonito.org.br/acampanha
- www.childhood.org.br
- série "Que abuso é esse?"
- série "Que exploração é essa?"

Últimas Notícias

Atleta patense do Vôlei Renata de Campinas comemora o título de vice-campeão da Superliga

Veja mais

Jovem tem moto furtada em frente à casa da namorada, mas acusado acaba preso pela PM

Veja mais

Patos de Minas abre 1.500 vagas de emprego em março e bate recorde para um único mês

Veja mais

Homem descumpre medida protetiva se recusando a sair de casa e acaba preso em Patos de Minas

Veja mais

Empresas de laticínio fazem esclarecimento sobre apreensão de 20 toneladas de queijo em Patos de Minas

Veja mais

Comércio deve fechar neste 1º de Maio; veja o que abre e o que fecha em Patos de Minas

Veja mais