Correnteza leva cabeceira de ponte e deixa moradores ilhados na região de Major Porto
É que as chuvas que caíram na região danificaram a cabeceira de uma das três pontes sobre o Ribeirão do Chumbo, interditando a única estrada de acesso à comunidade.
Moradores da comunidade de Carocas, no município de Patos de Minas, estão sem ter como sair de casa desde a semana passada. É que as chuvas que caíram na região danificaram a cabeceira de uma das três pontes sobre o Ribeirão do Chumbo, interditando a única estrada de acesso à comunidade.
O Ribeirão do Chumbo nasce no Povoado de Cabeceira do Chumbo e corta o distrito de Major Porto até desaguar no Rio Areado. Ele possui três pontes, sendo que esta primeira, inaugurada em 1987, liga a comunidade de Carocas a todo o município de Patos de Minas. As outras duas ligam os distritos de Major Porto ao distrito de Bonsucesso.
Segundo os moradores, todas já caíram com caminhões de carga. Essa da reportagem já foi levada pelas Águas várias de vezes. O principal motivo é o fato de ter sido construída em altura muito baixa e o volume de águas das chuvas ser muito grande. “A bacia do Ribeirão do Chumbo é gigante e é composta por mais de 80 córregos médios e pequenos, fazendo com que se transborda com muita facilidade”, explica Nascimento dos Reis Araújo - Xel.
Os moradores querem que a Prefeitura construa uma nova ponte no local para garantir o acesso à comunidade. A redação do Patos Hoje entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura e recebeu a informação de que os serviços de reparo da ponte já estão programados.
“A recuperação da ponte está prevista para iniciar ainda esta semana. A equipe da Secretaria Municipal de Obras Públicas está ciente da urgência da situação e não está medindo esforços para resolver o problema o mais rápido possível”, concluiu a nota.