Córregos de Patos de Minas recebem reforço de 11 mil alevinos em comemoração à Semana da Água
A Codevasf, em parceria com o Colmeia Patos e o SOS Rio Areado, realizou o peixamento do córrego Bauzinho, em Pindaíbas, e do Córrego do Arroz, no Distrito do Areado.

No segundo dia da quarta edição da Semana Municipal da Água (SEMMÁGUA 2025), Patos de Minas presenciou uma importante ação de repovoamento de seus Córregos. A Codevasf, em parceria com o Colmeia Patos e o SOS Rio Areado, realizou o peixamento do córrego Bauzinho, em Pindaíbas, e do Córrego do Arroz, no Distrito do Areado.
O peixamento aconteceu na manhã dessa terça-feira (18). Cerca de 11 mil alevinos das espécies Curimatã, Matrinxã e Piau verdadeiro foram soltos nos cursos d’água, com o objetivo de fortalecer a fauna aquática local. A iniciativa contou com a participação de representantes do Codema, Defesa Civil, IMA, IEF, Secretaria Municipal de Agricultura, Vigilância em Saúde Ambiental, além de alunos, professores e diretores da Escola Municipal Major Augusto Porto e da Escola Estadual Arlindo Porto do Distrito do Chumbo e de representantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
O principal objetivo da ação, segundo os organizadores, é o repovoamento de espécies nativas nos afluentes da bacia hidrográfica do rio São Francisco. Além disso, busca-se a preservação da ictiofauna e a promoção da segurança alimentar para as comunidades locais.
Ao final do evento, foi servido um almoço na cantina da escola municipal de Areado, seguido de uma homenagem póstuma a Chico Primo, que faleceu recentemente e dedicou anos de sua vida às ações de peixamento em Patos de Minas.