Corredor de ônibus na Major Gote e volta da Zona Azul são levados a debate

A volta da Zona Azul é apontada como uma solução para a falta de estacionamentos.


Eduardo Castanheira mostrou as principais ações a serem implementadas.

O encontro realizado na manhã desta sexta-feira (01) em Patos de Minas com autoridades, lideranças do município e representantes da sociedade trouxe alternativas para solucionar alguns dos problemas enfrentados pela população. O primeiro é a volta da Zona Azul para amenizar a falta de estacionamentos na região central da cidade. Outro tema levantado pelos participantes foi a instalação de um corredor de ônibus na rua Major Gote.

A Zona Azul parou de funcionar em Patos de Minas depois que a Justiça do Trabalho proibiu a atuação de adolescentes no controle dos espaços públicos de estacionamento. Hoje em dia, encontrar um estacionamento na região central é tarefa quase impossível. Isso por que quem chega primeiro estaciona seus veículos e só sai de lá no final da tarde. Além disso, muitos empresários contrariam a lei e rebaixam a calçada inteira para fazer estacionamentos particulares, reduzindo os estacionamentos públicos.

A volta da Zona Azul é apontada como uma solução para o problema. O serviço seria executado pelos agentes de trânsito aprovados no concurso. O sistema cobra um pequeno valor do proprietário do veículo e exige uma rotatividade. Em algumas cidades, por exemplo, o veículo não pode ficar estacionado mais do que duas horas no mesmo lugar.

Outro ponto debatido no encontro foi a instalação de um corredor de ônibus na rua Major Gote. O espaço a ser destinado exclusivamente para a circulação dos veículos do transporte coletivo passaria por todo o centro da cidade, seguindo até o hipermercado Walmart. O corredor permitiria maior agilidade no transporte público.

Segundo o diretor da Pássaro Branco, Eduardo Castanheira, com tantos semáforos e empecilhos nas vias públicas, os ônibus do transporte coletivo não conseguem trafegar a mais do que 12 quilômetros por hora. Isso demanda tempo, interfere diretamente na planilha de custos da empresa e consequentemente no preço da passagem para o usuário.

A necessidade de instalação do corredor de ônibus na Major Gote foi apontada em um estudo sobre a situação do trânsito de Patos de Minas apresentado recentemente. O estudo também apontou a necessidade da reinstalação do Sistema de Zona Azul, além de outras mudanças que deverão ser implantadas para desafogar o trânsito da cidade.

Antes de implementar as mudanças, no entanto, o prefeito Pedro Lucas vai ouvir a população.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Homem com várias passagens policiais é preso após tentativa de furto em loja de calçados, em Patos de Minas

Veja mais

Cuidados no preparo e armazenamento dos alimentos garantem ceias mais seguras no fim de ano

Veja mais

URT anuncia jogos-treinos contra Atlético-MG sub20 e Itabirito antes da estreia no Campeonato Mineiro

Veja mais

Saiba o que abre e fecha em Patos de Minas durante e após o feriado de Natal

Veja mais

PM Rodoviária aborda carro com 3 jovens na MGC 354 e apreende droga avaliada em R$ 40 mil

Veja mais

Decreto estabelece indulto natalino a condenados; Doutor Brian explica quem tem direito

Veja mais