Corpo de Bombeiros resgata capivara que estava presa em reservatório de dejetos de suínos

O Corpo de Bombeiros resgatou o animal que já estava há muito tempo presa dentro de um reservatório.

Uma capivara recebeu um apoio especial nesta sexta-feira (25) em Patos de Minas. O Corpo de Bombeiros resgatou o animal que já estava há muito tempo presa dentro de um reservatório de água e dejetos de suínos. Sem ferimentos, a capivara foi solta em uma área de mata.

O resgate aconteceu por volta das 13h, na Escola Agrícola em Patos de Minas. De acordo com informações da Ascom do 12º BBM, o Corpo de Bombeiros de Patos de Minas foi acionado para realizar a retirada de uma capivara que estava dentro de um reservatório de água e dejetos de suínos.

O reservatório tem as bordas impermeabilizadas com lona. Devido ao baixo nível do reservatório, a capivara não conseguia sair devido às bordas cobertas pela lona serem muito lisas não possibilitando a aderência necessária para o animal escalar.

Foram tentadas várias técnicas como o uso de um cambão de captura de animais, amplamente utilizado pelos Bombeiros, neste caso ele foi amarrado em um bambu para aumentar o alcance, porém ao aproximar o equipamento do animal, o mesmo mergulhava e deslocava para a outra extremidade do reservatório.

O animal chegou a ser laçado com o cambão, porém conseguiu se desvencilhar facilmente por ter muita força e por estar no meio aquático onde ele tem muita agilidade. Os funcionários do local também auxiliaram utilizando laços de corda.

Também foi colocado um anteparo de madeira para que a mesma pudesse sair sozinha, no entanto pelo fato de ela já estar há muito tempo dentro do reservatório e já estar bastante cansada, as equipes prosseguiram na tentativa da captura para agilizar a sua retirada.

Depois de muito esforço de todos os envolvidos, um dos funcionários conseguiu laçar a capivara. Após a retirada, foi verificado que ela estava bem e ela foi solta em segurança.

Dica de segurança:

Atualmente, estes reservatórios forrados com lona são amplamente construídos na área rural e utilizados para diversos fins como irrigação, piscicultura, depósito de rejeitos entre outros.

Estes reservatórios apresentam bordas muito lisas e em caso de queda de pessoas ou animais, muitas vezes a vítima não consegue sair sem auxílio de uma pessoa que esteja do lado de fora.

Sugere-se que no entorno do reservatório seja instalada uma cerca com tela para limitar o acesso de pequenos e de grandes animais assim como de crianças.

Sugere-se também, que seja instalado um anteparo na borda, sendo uma tábua com agarras ou algum outro tipo de suporte que possa ser utilizado para facilitar a saída da vítima caso ela venha a cair dentro do reservatório, principalmente quando não tem alguém próximo para auxiliá-la.

Últimas Notícias

Vereador Cabo Batista preside a primeira chapa inscrita para concorrer à mesa diretora da Câmara

Veja mais

Acusado de matar a mulher a facadas em Patos de Minas é preso em Lagoa Formosa

Veja mais

Homem volta a agredir a ex-mulher logo após deixar a delegacia em Patos de Minas

Veja mais

Moradores de Serra Grande e Cabeceira do Areado sofrem com falta de energia, desde o início da semana

Veja mais

Filha é presa por ameaçar e xingar a própria mãe em Patos de Minas

Veja mais

Homem usa saco de lixo na cabeça antes de cometer furto, mas acaba reconhecido e preso

Veja mais