Corpo de Bombeiros resgata capivara que estava presa em reservatório de dejetos de suínos

O Corpo de Bombeiros resgatou o animal que já estava há muito tempo presa dentro de um reservatório.

Uma capivara recebeu um apoio especial nesta sexta-feira (25) em Patos de Minas. O Corpo de Bombeiros resgatou o animal que já estava há muito tempo presa dentro de um reservatório de água e dejetos de suínos. Sem ferimentos, a capivara foi solta em uma área de mata.

O resgate aconteceu por volta das 13h, na Escola Agrícola em Patos de Minas. De acordo com informações da Ascom do 12º BBM, o Corpo de Bombeiros de Patos de Minas foi acionado para realizar a retirada de uma capivara que estava dentro de um reservatório de água e dejetos de suínos.

O reservatório tem as bordas impermeabilizadas com lona. Devido ao baixo nível do reservatório, a capivara não conseguia sair devido às bordas cobertas pela lona serem muito lisas não possibilitando a aderência necessária para o animal escalar.

Foram tentadas várias técnicas como o uso de um cambão de captura de animais, amplamente utilizado pelos Bombeiros, neste caso ele foi amarrado em um bambu para aumentar o alcance, porém ao aproximar o equipamento do animal, o mesmo mergulhava e deslocava para a outra extremidade do reservatório.

O animal chegou a ser laçado com o cambão, porém conseguiu se desvencilhar facilmente por ter muita força e por estar no meio aquático onde ele tem muita agilidade. Os funcionários do local também auxiliaram utilizando laços de corda.

Também foi colocado um anteparo de madeira para que a mesma pudesse sair sozinha, no entanto pelo fato de ela já estar há muito tempo dentro do reservatório e já estar bastante cansada, as equipes prosseguiram na tentativa da captura para agilizar a sua retirada.

Depois de muito esforço de todos os envolvidos, um dos funcionários conseguiu laçar a capivara. Após a retirada, foi verificado que ela estava bem e ela foi solta em segurança.

Dica de segurança:

Atualmente, estes reservatórios forrados com lona são amplamente construídos na área rural e utilizados para diversos fins como irrigação, piscicultura, depósito de rejeitos entre outros.

Estes reservatórios apresentam bordas muito lisas e em caso de queda de pessoas ou animais, muitas vezes a vítima não consegue sair sem auxílio de uma pessoa que esteja do lado de fora.

Sugere-se que no entorno do reservatório seja instalada uma cerca com tela para limitar o acesso de pequenos e de grandes animais assim como de crianças.

Sugere-se também, que seja instalado um anteparo na borda, sendo uma tábua com agarras ou algum outro tipo de suporte que possa ser utilizado para facilitar a saída da vítima caso ela venha a cair dentro do reservatório, principalmente quando não tem alguém próximo para auxiliá-la.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais