Corpo de Bombeiros combate diversos incêndios em vegetações e orienta população

O destaque foi para um incêndio que começou nos fundos do Bairro Pizzolato e se alastrou para uma área de pastagem.

Na tarde desta terça-feira (19), o 12º BBM atendeu a várias ocorrências de incêndio em vegetação na área urbana e rural de Patos de Minas com destaque para um incêndio que começou nos fundos do Bairro Pizzolato e se alastrou para uma área de pastagem e de palhada lançando muita fumaça e fuligem nos bairros da parte alta e até mesmo na região central da cidade.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o ar seco, o relevo montanhoso do local e a ação dos ventos favoreceram a rápida propagação das chamas. Ao final dos trabalhos havia 03 equipes atuando em frentes diversas até conseguirem confinar e debelar totalmente as chamas. A área total queimada ainda não foi mensurada.

E teve mais. Enquanto as equipes estavam finalizando os trabalhos, do ponto onde estavam foi possível visualizar um novo incêndio iniciando-se no prolongamento da avenida Fátima Porto, próximo ao acesso para o Bairro Jardim Califórnia.

Imediatamente, 2 equipes deslocaram-se para o local e conseguiram debelar o incêndio que possivelmente iniciou-se às margens da via e progredia em direção a um vale, aproximando-se perigosamente da sede de uma chácara.

Houve incêndio também m Carmo do Paranaíba. Também foi registrado um incêndio em uma área de vegetação na área urbana de Carmo do Paranaíba, distante 50 km de Patos de Minas. No local, o incêndio atingiu um bambuzal, além de uma área de pomar e um campo de futebol que está fora de uso totalizando aproximadamente 15.000m² de área queimada. Uma equipe de combate florestal de Patos de Minas deslocou-se até aquele município e atuou no combate durante algumas horas até debelar totalmente o incêndio.

O Corpo de Bombeiros orienta a população a manter a limpeza das propriedades rurais como chácaras sítios e fazendas; remover o capim seco que cresceu nos pomares e nos quintais; manter as edificações e os depósitos de materiais e de lenha sempre bem organizados, removendo toda o capim seco acumulado no entorno; construir aceiros nas cercas e divisas para proteger a cerca e a propriedade; não realizar queima de lixo e nem de vegetação neste período; deixar material de combate a incêndio preparado como enxadas, bombas costais e equipamentos agrícolas para um caso de necessidade; manter a vigilância.

Em caso de princípio de incêndio, caso tenha condições de realizar o combate com segurança, inicie o mais rapidamente possível para evitar o alastramento e acione também o Corpo de Bombeiros. Caso o incêndio fique fora de controle, foque na segurança, procure proteger as edificações, currais e depósitos molhando bastante a área em torno destes locais a fim de evitar que o fogo se aproxime. Não combata incêndio em vegetação sozinho.

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais

Alunos de Agronomia do Unipam produzem mudas nativas para recuperação de mata em Patos de Minas

Veja mais