Corpo de Bombeiros captura tamanduá-bandeira enorme na Avenida Fátima Porto
O animal enorme estava bastante arisco e deu trabalho para os profissionais.
O Corpo de Bombeiros com apoio da Polícia Militar capturou na madrugada desta sexta-feira (30) um tamanduá bandeira enorme na Avenida Fátima Porto. O animal enorme estava bastante arisco e deu trabalho para os profissionais. Ele foi resgatado sem ferimentos.
O animal estava na Avenida Fátima Porto, próximo a via que dá acesso à Prefeitura Municipal. De acordo com o Sargento Cláudio, o animal estava bastante arisco e não foi fácil a captura. Com ferramentas próprias, ele foi imobilizado e colocado na gaiola para transporte. Ele foi resgatado sem ferimentos. O tamanho do animal chamou a atenção.
Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), o tamanduá-bandeira é um animal em risco de extinção. Os tamanduás-bandeira são animais primariamente solitários. Costumam ser encontrados com outros somente em situações de cortejamento de fêmeas.
Segundo a WWF, o tamanduá-bandeira pode medir até 2,20 metros e pesar até 45kg. Ele tem uma cauda grande e com pelos grossos e compridos e um focinho longo. O tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) usa suas garras dianteiras para escavar vários formigueiros e cupinzeiros ao longo do dia para capturar, com sua língua extensível, até 30 mil formigas e cupins.
A Tenente Karla do Corpo de Bombeiros orientou que, caso alguém se depare com algum animal silvestre em via pública, que seja acionado o Corpo de Bombeiros para fazer o resgate. Nesse caso, o tamanduá foi levado para um reserva natural próximo ao direito de Sertãozinho, em Presidente Olegário.