Corpo de Bombeiros apresenta plano de prevenção e resposta ao período de estiagem

No ano passado, o Corpo de Bombeiros registrou 1.604 ocorrências de incêndios na área do 12° Batalhão do Corpo de Bombeiros (BBM).

O Corpo de Bombeiros apresentou, na manhã desta quarta-feira (28), o plano para o prevenção e enfrentamento ao período de estiagem 2025. A ação aconteceu no Centro de Educação Ambiental do Mocambo. Outros órgãos de segurança pública participaram do evento. No ano passado, o Corpo de Bombeiros registrou 1.604 ocorrências de incêndios na área do 12° Batalhão do Corpo de Bombeiros (BBM).

Os militares apresentaram os equipamentos e as técnicas que serão utilizadas em caso de queimadas. Uma delas é a combinação de sopradores junto com a caminhonete equipada com kit de combate a incêndio florestal, o veículo tem capacidade de 400 litros e contém uma mangueira de 30 metros. Os bombeiros demonstraram na prática como serão as ações. Enquanto alguns militares utilizam o jato d’água, outros ficam ao lado com os sopradores.

Segundo o tenente coronel Marcos, comandante do 12° BBM, o objetivo é monitorar todas as áreas de vegetação. Ele destacou que praticamente todo o efetivo do batalhão fica empenhado nos grandes incêndios. O comandante ressaltou para que a população não utilize fogo para limpeza de pastos ou lotes vagos.


O capitão Cavalcante apresentou dados de combate a incêndios na área do 12° BBM. Em 2024, foram registrados 1.604 incêndios, sendo a maioria (562) em lotes vagos de área urbana. Os dados revelam que, desde 2022, há aumentos nos casos de incêndios. O capitão ressaltou que os bombeiros fazem vistorias frequentemente como, por exemplo, em lotes vagos, sendo 2.386 no ano passado.

O professor e climatologista Adalberto Vieira afirmou que, possivelmente, até o mês de agosto, não ocorrerão muitas precipitações de chuvas. Adalberto destacou que durante esse período é importante que todos se hidratem bastante, devido à baixa humidade relativa do ar.

O plano foi apresentado dentro do “1° Workshop de Proteção e Defesa Civil para resiliência a desastres em incêndios florestais no 12°BBM”. Durante o evento, aconteceram também uma palestra do professor Adalberto e outra da promotora de justiça, Carolina Lameirinha. Outros órgãos de segurança pública acompanharam o evento.

Últimas Notícias

Prefeitura regulamenta estacionamento para pessoas com autismo e mostra como pedir cartão

Veja mais

Vigilância encontra produtos de limpeza proibidos de venda em comércios de Patos de Minas e alerta

Veja mais

Casal acaba preso após câmeras gravarem homem escalando poste e furtando fiação e medidores de energia

Veja mais

DNIT inicia manutenção na BR 352 em Patos de Minas e moradores comemoram melhorias no trecho

Veja mais

Atleta patense de apenas 14 anos se destaca em competição internacional de vôlei

Veja mais

Batida frontal entre veículos de passeio deixa um morto e pelo menos três feridos na BR 365, em Patrocínio

Veja mais