Corpo de Bombeiros apresenta plano de prevenção e resposta ao período de estiagem

No ano passado, o Corpo de Bombeiros registrou 1.604 ocorrências de incêndios na área do 12° Batalhão do Corpo de Bombeiros (BBM).

O Corpo de Bombeiros apresentou, na manhã desta quarta-feira (28), o plano para o prevenção e enfrentamento ao período de estiagem 2025. A ação aconteceu no Centro de Educação Ambiental do Mocambo. Outros órgãos de segurança pública participaram do evento. No ano passado, o Corpo de Bombeiros registrou 1.604 ocorrências de incêndios na área do 12° Batalhão do Corpo de Bombeiros (BBM).

Os militares apresentaram os equipamentos e as técnicas que serão utilizadas em caso de queimadas. Uma delas é a combinação de sopradores junto com a caminhonete equipada com kit de combate a incêndio florestal, o veículo tem capacidade de 400 litros e contém uma mangueira de 30 metros. Os bombeiros demonstraram na prática como serão as ações. Enquanto alguns militares utilizam o jato d’água, outros ficam ao lado com os sopradores.

Segundo o tenente coronel Marcos, comandante do 12° BBM, o objetivo é monitorar todas as áreas de vegetação. Ele destacou que praticamente todo o efetivo do batalhão fica empenhado nos grandes incêndios. O comandante ressaltou para que a população não utilize fogo para limpeza de pastos ou lotes vagos.


O capitão Cavalcante apresentou dados de combate a incêndios na área do 12° BBM. Em 2024, foram registrados 1.604 incêndios, sendo a maioria (562) em lotes vagos de área urbana. Os dados revelam que, desde 2022, há aumentos nos casos de incêndios. O capitão ressaltou que os bombeiros fazem vistorias frequentemente como, por exemplo, em lotes vagos, sendo 2.386 no ano passado.

O professor e climatologista Adalberto Vieira afirmou que, possivelmente, até o mês de agosto, não ocorrerão muitas precipitações de chuvas. Adalberto destacou que durante esse período é importante que todos se hidratem bastante, devido à baixa humidade relativa do ar.

O plano foi apresentado dentro do “1° Workshop de Proteção e Defesa Civil para resiliência a desastres em incêndios florestais no 12°BBM”. Durante o evento, aconteceram também uma palestra do professor Adalberto e outra da promotora de justiça, Carolina Lameirinha. Outros órgãos de segurança pública acompanharam o evento.

Últimas Notícias

Homem com várias passagens policiais é preso após tentativa de furto em loja de calçados, em Patos de Minas

Veja mais

Cuidados no preparo e armazenamento dos alimentos garantem ceias mais seguras no fim de ano

Veja mais

URT anuncia jogos-treinos contra Atlético-MG sub20 e Itabirito antes da estreia no Campeonato Mineiro

Veja mais

Saiba o que abre e fecha em Patos de Minas durante e após o feriado de Natal

Veja mais

PM Rodoviária aborda carro com 3 jovens na MGC 354 e apreende droga avaliada em R$ 40 mil

Veja mais

Decreto estabelece indulto natalino a condenados; Doutor Brian explica quem tem direito

Veja mais