Copasa reforça pedido de uso consciente d’água, fala em furtos e cita problemas operacionais
Moradores de vários bairros vêm reclamando nos últimos dias sobre a falta d’água.
A Copasa encaminhou nesta terça-feira (06) um comunicado informando sobre a situação do abastecimento d’água em Patos de Minas. A empresa reforçou o pedido de uso consciente d’água, destacou a questão das ligações clandestinas e também sobre problemas operacionais que podem interromper o fornecimento d’água. Moradores de vários bairros vêm reclamando nos últimos dias sobre a falta d’água.
De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Copasa, a empresa está trabalhando continuamente para disponibilizar água tratada em todos os municípios onde opera, mas as situações sazonais como o longo período de estiagem, o aumento do consumo de água - em virtude da elevação da temperatura -, situações emergenciais nos sistemas e ocorrência de algum problema operacional podem provocar interferências no abastecimento.
Ainda segundo a Assessoria, como medida contingencial, a Copasa vem realizando manobras operacionais nos sistemas e disponibilizando caminhões-pipa para abastecer os reservatórios e atender os clientes emergencialmente.
Destaca também outro problema no sistema de abastecimento que são as ligações clandestinas, mais conhecidas como ‘gatos’. Essas ligações promovem um desequilíbrio na dinâmica do sistema de distribuição de água, uma vez que são feitas de forma irregular, sem nenhuma técnica ou mecanismo de controle e regulação. Isso prejudica o abastecimento contínuo dos clientes regulares da Companhia, gera intermitência e desestabilização no fornecimento de água. O furto de água é crime tipificado no Código Penal.
Por fim, a empresa pede, neste momento, a fundamental colaboração de todos. “Por isso, é muito importante o engajamento da população no uso consciente e responsável da água como, por exemplo: não lavar o passeio com mangueira, em vez disso, usar a vassoura; molhar plantas com regador e não com a mangueira; deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba; na cozinha, também fechar a torneira enquanto ensaboa a louça e, antes de lavá-la, retirar ao máximo os restos de alimentos; reutilizar a água da máquina de lavar. São atitudes fáceis no dia a dia que contribuem muito para o bem-estar de toda a população. Para saber mais, consulte: www.copasa.com.br na aba Água / Informações sobre Abastecimento”, concluiu.