Copasa pede auxílio aos Bombeiros para evitar racionamento de água

No fundo do Rio Paranaíba, eles deveriam desobstruir e aprofundar um ponto de captação de água da Copasa.

Os bombeiros limparam a bomba e aprofundaram o ponto de captação em cerca de 40 centímetros.

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros foram acionados nessa sexta-feira (17) para cumprirem uma missão diferente, mas não menos nobre. No fundo do Rio Paranaíba, eles deveriam desobstruir e aprofundar um ponto de captação de água da Copasa e garantir a manutenção do abastecimento de água na cidade.

A forte estiagem que atinge toda a região reduziu muito o volume de água do Rio Paranaíba. No local da captação, segundo a Companhia de Saneamento de Minas Gerais, o nível da água está pelo menos um metro mais baixo do que no mesmo período do ano passado. O bombeamento da água para a Estação de Tratamento já começava a ficar prejudicado.

Para evitar a entrada de ar e garantir a captação de água, a Copasa pediu aos bombeiros que limpassem a bomba e aprofundassem o ponto de captação em cerca de 40 centímetros. O trabalho foi executado sem muitas dificuldades e pouco tempo depois, o serviço de captação pode ser retomado.

A Copasa retira 430 litros de água por segundo do Rio Paranaíba. O consumo na cidade chega a 30 milhões de litros de água por dia. O engenheiro da Copasa, Júlio César Caetano, garantiu que o Rio Paranaíba tem água suficiente para garantir o abastecimento da cidade e negou que haja qualquer risco de racionamento.

Júlio informou, no entanto, que nesta época mais seca e quente do ano, o consumo de água aumenta. Ele recomendou que as pessoas evitem o desperdício.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Calçada se abre e veículo fica preso em buraco de obra recente da Copasa em Patos de Minas

Veja mais

Homem com várias passagens policiais é preso após tentativa de furto em loja de calçados, em Patos de Minas

Veja mais

Cuidados no preparo e armazenamento dos alimentos garantem ceias mais seguras no fim de ano

Veja mais

Fabiano Lucas critica cachês milionários de artistas e propõe união de prefeitos para não contratar shows caros

Veja mais

URT anuncia jogos-treinos contra Atlético-MG sub20 e Itabirito antes da estreia no Campeonato Mineiro

Veja mais

Saiba o que abre e fecha em Patos de Minas durante e após o feriado de Natal

Veja mais