Copasa emite nova nota para se explicar, mas bairros inteiros continuam sem água na cidade

Devido à necessidade de uma intervenção operacional, o fornecimento de água apresentou intermitências e a normalização deverá ocorrer ao longo desta sexta-feira (06/10).

No final da tarde desta sexta-feira (06), a Copasa emitiu um esclarecimento para toda a população de Patos de Minas. Ela confirmou que toda a cidade sofreu com falta d’água e disse que montou uma operação até com caminhões-pipa para que o reabastecimento de água volte o mais rápido possível. Uma falha na Estação de Tratamento de Água é que teria provocado o desabastecimento. Bairros inteiros continuam sem água e a população cobra providências.

Segundo a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), ciente das intermitências no fornecimento de água de Patos de Minas, a companhia de reafirmou que a normalização do abastecimento para a cidade ocorrerá no decorrer desta sexta-feira (06/10). A distribuição de água sofreu intermitências na última quinta-feira (05/10), depois que uma intervenção operacional precisou ser realizada.

O gerente regional da Copasa, Saulo Bernardes, explicou o que causou a ocorrência. “Nós tivemos uma falha hidráulica na Estação de Tratamento de Água (ETA), então foi necessário executar uma manutenção emergencial. Os trabalhos foram concluídos ainda no fim da tarde de quinta-feira, mas refletiram em intermitências na distribuição. Com isso, o abastecimento foi comprometido para toda a cidade”, afirmou.

Ainda segundo Saulo, as equipes técnicas estão mobilizadas para dar maior celeridade à normalização do abastecimento. A ETA está operando em capacidade máxima desde a conclusão dos serviços e equipes permanecem monitorando o cenário de cada bairro e realizando manobras operacionais nas redes, a fim de agilizar a recuperação dos reservatórios e enviar água para todos. Caminhões-pipa também têm dado suporte no abastecimento de áreas prioritárias, como por exemplo, creches.

Normalização gradativa

A Copasa esclareceu ainda que, ao contrário da eletricidade, que acaba e retorna instantaneamente para todos, a normalização do abastecimento é gradual e ocorre à medida que as redes e os reservatórios recebem água. Mesmo com o suporte de bombas, a água está sujeita à gravidade e, por isso, chega primeiro às regiões de baixo relevo, e só depois aos imóveis que estão nas áreas mais elevadas, então, o consumo consciente é imprescindível para a recuperação do sistema.

Consumo consciente

Quando a água retorna após um período de desabastecimento, os imóveis que a recebem primeiro a utilizam em maior volume, ocasionando aumento abrupto do consumo, o que gera atraso na recuperação dos reservatórios, e por consequência, na regularização do abastecimento para as partes mais altas.

A Companhia ressalta que está empenhada em garantir o fornecimento de água de qualidade a todos, mas pede a colaboração da população para que utilize a água de maneira racional, para garantir a todos o acesso ao recurso. Simples ações do dia a dia contribuem para essa economia.

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais

Adesp e Sebrae apresentam Agenda de Ações Patos 2030 para pré-candidatos de Patos de Minas

Veja mais