Copasa é multada por lançar esgoto em nascente que corta cratera no Céu Azul

A nascente poluída corta uma cratera que ameaça engolir várias casas.


A nascente que passa nos fundos das casas recebe esgoto in natura
O lançamento de esgoto doméstico sem nenhum tipo de tratamento em uma nascente no bairro Céu Azul terminou em multa para a Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa. A denúncia foi feita por moradores que estão preocupados com a situação. A nascente poluída corta uma cratera que ameaça engolir várias casas.

Além da ameaça diária da erosão gigantesca, os moradores do bairro Jardim Céu Azul também estão sendo obrigados a conviver com a poluição. A nascente que passa nos fundos das casas recebe esgoto in natura de pelo menos duas redes. A poluição foi constata por policiais militares de meio ambiente que estiveram no local.

Eles registraram um boletim de ocorrência e lavraram uma multa que pode chegar a R$ 24 mil para a Copasa, que é responsável pela coleta e tratamento de esgoto em Patos de Minas. A Companhia foi notificada pelos policiais e informou que a correção das redes de esgoto que despejam dejetos nas nascentes está em andamento.

O problema no local é antigo. O próprio prefeito Pedro Lucas, pouco antes de assumir o cargo, entrou com uma representação no Ministério Público denunciando a Administração Municipal e demonstrando a urgência em resolver a questão. A denúncia acabou se transformando em uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público contra o próprio chefe do executivo que havia feito a denúncia.

O caso aguarda uma decisão da Justiça. Enquanto isso, os moradores permanecem no local, mesmo com o risco da cratera engolir suas casas.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Policiais penais encontram 14 buchas de maconha escondidas em rolo de linha, no Presídio Sebastião Satiro

Veja mais

Homem é preso cortando fios da rede elétrica de casa que está para alugar

Veja mais

Municípios da Regional de Patos de Minas aderem 100% a política de drones no combate às arboviroses

Veja mais

Nível do Rio Paranaíba sobe quase 1 metro em 3 dias, mas está dentro do esperado

Veja mais

Por suspeita de traição, homem agride e ameaça mulher com faca na mão

Veja mais

Homem de 54 anos é preso ao ser flagrado tentando jogar bicicleta furtada sobre portão

Veja mais