Coordenador do DNIT explica projeto de duplicação da BR 365 e obras previstas para a rodovia

A rodovia está em situação precária, mas com previsão de obras de manutenção para serem iniciadas nos próximos dias.

Durante participação no Programa Contraponto do Patos Hoje, o coordenador do DNIT em Patos de Minas, Thiago Moreira, explicou de forma detalhada os serviços que estão sendo programados para a BR 365. A rodovia está em situação precária, mas com previsão de obras de manutenção para serem iniciadas nos próximos dias.

Segundo Thiago, já existe uma empresa contratada para fazer manutenção no trecho entre Santana de Patos e Uberlândia e esta prevista a conclusão de uma nova licitação ainda nesta quinta-feira (26) para fazer o serviço de roçada, tapa-buracos e melhorias no trecho entre Santana de Patos e o entroncamento com a BR 040.

“Nos contratos de manutenção do DNIT houve uma atualização dos normativos, onde se permite dentro desses contratos fazer uma recuperação funcional do pavimento, fresar e recompor, tirar o pavimento antigo e colocar um novo, em até 50% da área do pavimento. Então, é um contrato que não será só tapa-buracos. É um contrato que vai fazer uma recuperação. Nesse trecho que tá muito ruim, de Patos a Santana de Patos, será praticamente todo substituído”, disse Thiago.


O coordenador do DNIT também falou sobre o futuro da BR 365. Segundo ele, um estudo mostrou a viabilidade de duplicação da BR 365 entre Patos de Minas e Uberlândia. Segundo ele, foi feita licitação para a confecção dos projetos de duplicação e, entre Patos de Minas e Patrocínio, os projetos continuam sendo feitos. Já entre Patrocínio e Uberlândia, onde foi aprovada a terceirização, o Governo Federal decidiu suspender a elaboração dos projetos.

Entre Patos de Minas e Patrocínio, o serviço de elaboração do projeto está adiantado e prevê obras de intervenção em diversos pontos. No encontro entre a BR 365 e a Estrada da Serrinha, por exemplo, onde o Patos Hoje mostrou a situação precária e o risco de acidentes graves, a previsão é de construção de obras de acesso, com passagem de nível.

Tiago disse que vai reivindicar do Governo Federal para que se faça uma licitação separada, exclusivamente para a construção do Trevo da Estrada da Serrinha.

Durante a entrevista, Thiago também explicou sobre a questão da terceirização da BR 365 entre Patrocínio e Uberlândia e outras obras de intervenção que estão previstas nesta rodovia.

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