Coopatos chega aos 60 anos e comemora conquistas proporcionadas pelo cooperativismo

Em seu aniversário de 60 anos, a COOPATOS agradece o apoio de seus cooperados, colaboradores e fornecedores.

Imagem ilustração.

Este ano, a COOPATOS comemora 60 anos de muito trabalho, evolução e conquistas. São seis décadas de uma história construída com esforço contínuo que permitiu à cooperativa se tornar uma das maiores de Minas Gerais. Em seu aniversário de 60 anos, a COOPATOS agradece o apoio de seus cooperados, colaboradores e fornecedores.

História

O início dessa trajetória de sucesso se deu em 1957, quando 76 produtores se uniram para iniciar a venda em comum da produção e o fornecimento de bens de consumo, de insumos e de equipamentos, criando, assim, a Cooperativa Mista Agropecuária de Patos de Minas (COOPATOS). Os fundadores iniciaram suas atividades em uma loja estabelecida na Rua Major Gote que por muitos anos sediou a administração da cooperativa. Nela, eram oferecidos aos produtores mercadorias e insumos com preços e com condições de pagamento diferenciadas.

Em 1958, foi dado o segundo passo para a evolução da cooperativa: a aquisição de um imóvel também na Rua Major Gote que era destinado à armazenagem, ao beneficiamento e à comercialização de grãos dos cooperados, que teriam, então, um espaço para armazenar a sua colheita e vender a produção em datas favoráveis.

A década de 60 se iniciou com um grande marco: em 1964 a cooperativa adquiriu um terreno que dois anos mais tarde passaria a abrigar o seu Laticínio. Após um processo de ampliação feito entre 1972 e 1974, a efetiva produção de leite envasado, de queijos, de doce, de manteiga e de requeijão teve início em 1975. Em 1976, uma nova ampliação da estrutura da Indústria foi feita, além da transferência da loja e da administração para a Rua Major Gote. Finalizando essa década, em 1979, devido à grande expansão da atividade da COOPATOS, foi criado o Departamento de Assistência Técnica, que hoje é chamado de Departamento de Relacionamento com o Cooperado e é responsável pela disseminação eficaz de novas tecnologias, contribuindo para uma rentabilidade significativa das propriedades cooperadas.

Os anos 80 foram marcados pela construção do Posto de Recepção de Leite e da Loja Agropecuária no município de Lagoa Grande, além da aquisição dos armazéns da CASEMG em 1982, da instalação da Fábrica de Sal Mineral em 1986, e da criação da Cooperativa de Crédito Rural (Credipatos) em 1988. Desse modo, a COOPATOS foi submetida à integração dos seus setores, o que proporcionou uma maior agilidade e modernização ao processo de desenvolvimento das suas atividades profissionais.

Continuando a expansão das atividades da cooperativa, a década de 90 se destacou pela instalação de seu supermercado em Patos de Minas e em Lagoa Grande, unidades que mais tarde iniciaram a coleta a granel do leite, o fornecimento a granel da ração e a construção do sistema de tratamento de efluentes.  Ainda nos anos 90, foi realizada a construção das fábricas de queijos, de rações e de iogurtes. A COOPATOS, ainda, participou ativamente da constituição e, posteriormente, da transferência para Patos de Minas da Cooperativa Central Mineira de Laticínios (Cemil), sendo a sua principal acionista e fornecedora.

Nos últimos dezessete anos, a COOPATOS investiu em tecnologia e em ampliações, valorizando sempre os seus cooperados a fim de trazer produtos de qualidade para o mercado. A história da cooperativa foi marcada por um processo de evolução contínuo que a permitiu transformar o município de Patos de Minas no segundo maior produtor de leite do Brasil. Nos últimos anos, a sua força e a estabilidade regional foram consolidadas por meio da instalação de filiais da Loja Agropecuária nas cidades de Vazante, João Pinheiro, Presidente Olegário e Guimarânia. Foram instalados, ainda, dois Centros de Distribuição para a comercialização dos seus produtos do Laticínio em Belo Horizonte e em Brasília, além do Posto de Combustíveis, em parceria com a Petrobrás, que foi inaugurado em 2012.

Hoje, a COOPATOS comemora 60 anos e destaca o relevante papel desempenhado por cada integrante dessa família. São mais de 2 mil cooperados, 456 postos de trabalhos diretos, 120 empregos terceirizados e 7 mil empregos diretos e indiretos em virtude do seu negócio. A cooperativa sabe, contudo, que ainda há muito o que fazer e conquistar. Por isso, agradece o apoio e o esforço de todos que fizeram e que fazem parte desse ciclo que beneficia e engradece a todos – o cooperativismo –, assim como deixa um convite para que continuem ao seu lado, acreditando nesse sonho e nessa atividade, tão importante para o país e para o mundo!

Fonte: Assessoria de Comunicação da COOPATOS

Últimas Notícias

Câmeras de segurança registraram tremor de terra que assustou moradores da região

Veja mais

Polícia Militar lança “Operação Filhos de Minas” para reforçar segurança do comércio em Patos de Minas

Veja mais

Homem é preso em flagrante após arrombar padrão de energia e tentar cortar fiação com faca

Veja mais

Defesa Civil emite alerta para tempestades e grandes volumes de chuva em Patos de Minas

Veja mais

Homem que matou desafeto na frente da filha é condenado a mais de 11 anos em Patos de Minas

Veja mais

Servidores da Prefeitura podem ter final de ano dos sonhos com 13º e “Rateio”; veja detalhes

Veja mais