Contribuintes em atraso com IPVA ganham condições especiais para quitar débito com a AF

No final do ano passado, a Receita Estadual calculava um índice de inadimplência de quase 30%.

Patos de Minas tem uma frota de aproximadamente 100 mil veículos.

Os proprietários de veículos que estão em atraso com o pagamento do Imposto Sobre Propriedades de Veículos – IPVA e a Taxa de Licenciamento ganharam uma condição especial para quitar o débito com a Receita Estadual e regularizar a situação do veículo. Entrou em vigor nessa terça-feira (05), o Decreto 47.212 que isenta o contribuinte de juros e multas decorrentes do atraso e permite o parcelamento em até seis vezes.

Patos de Minas tem uma frota de aproximadamente 100 mil veículos. No final do ano passado, a Receita Estadual calculava um índice de inadimplência de quase 30%. Cerca de 27 mil veículos estavam em atraso com o pagamento do IPVA ou da Taxa de Licenciamento e estavam sem condições de circular. O Decreto é uma oportunidade para que esses contribuintes regularizem a situação dos veículos.

O contribuinte que fizer o pagamento a vista terá isenção da multa do IPVA e dos juros de mora. O débito também poderá ser parcelado em até seis vezes, com parcela mínima de R$ 200,00. Nesse caso, a redução da multa e dos juros é de 50%. A medida não se aplica a multas de trânsito ou seguro obrigatório.

Os benefícios do decreto só valem para débitos vencidos até 31.12.2016. Para o IPVA 2017 e Taxa 2017 o pagamento deve ser feito normalmente na rede bancária ou loterias, com multa e juros integrais.

A Administração Fazendária de Patos de Minas lembra que para débitos de 2016 e anos anteriores, o contribuinte deve acessar a página da Fazenda ( www.fazenda.mg.gov.br ), acessar a aba “Novo Regularize” e emitir o DAE para pagamento a vista ou incluir via internet o parcelamento em até 6 vezes. “O contribuinte não pode efetuar o pagamento diretamente no terminal de auto atendimento, pois lá constará a multa e os juros”, explica João Bosco.

Todo o procedimento deve ser feito pela internet e não é necessário que o contribuinte vá até uma repartição Fazendária para ter acesso aos benefícios do Decreto.

Últimas Notícias

Motorista de 65 anos fica ferido e precisa ser retirado das ferragens após batida na MGC354

Veja mais

OAB Patos faz confraternização para comemorar conquistas e projeta 2026 ainda melhor

Veja mais

Moto pega fogo após colisão com carro e dois ficam feridos na Avenida Brasil, em Patos de Minas

Veja mais

Mulher denuncia ameaças em mensagens de visualização única e ex-companheiro acaba preso

Veja mais

Mega Promoção de Fim de Ano Alpha Pisos promete os menores preços que Patos de Minas já viu

Veja mais

Caminhão cai em ribanceira de 30 metros na BR 365 e motorista e passageiro são resgatados pelos bombeiros

Veja mais