Contribuintes de Patos de Minas começam a receber guias do IPTU 2026; imposto vence em agosto

Neste ano, a principal novidade é a substituição do tradicional carnê em formato de livreto por uma guia em folha única, tornando o pagamento mais simples e prático.

Os proprietários de imóveis em Patos de Minas começam a receber nos próximos dias, pelos Correios, as guias do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2026. Neste ano, a principal novidade é a substituição do tradicional carnê em formato de livreto por uma guia em folha única, tornando o pagamento mais simples e prático.

No mesmo documento, o contribuinte encontra as opções para pagamento em cota única ou parcelado. Basta destacar a modalidade escolhida e efetuar o pagamento por Pix ou por meio do código de barras.

Quem optar pelo pagamento em cota única até o dia 20 de agosto terá 4% de desconto sobre o valor do imposto. Já quem preferir parcelar poderá dividir o valor em até cinco vezes, sem desconto. As parcelas vencem nos dias 20 de agosto, 21 de setembro, 20 de outubro, 20 de novembro e 21 de dezembro.

Além de manter o imposto em dia, os contribuintes que efetuarem os pagamentos sem atraso concorrerão automaticamente aos sorteios do programa Patos Premia.

Quem não quiser aguardar a entrega da guia pelos Correios já pode emitir o documento pela internet, no portal da Prefeitura de Patos de Minas, ou solicitar a guia pelo PatoZap, atendimento via WhatsApp, pelo número (34) 3822-9115.

A Prefeitura esclarece que os contribuintes que quitaram o IPTU em cota única até abril, aproveitando o desconto de 10% oferecido na campanha antecipada, não receberão a guia em casa, uma vez que não possuem débitos referentes ao imposto deste exercício.

Últimas Notícias

Fenaminas 2026 termina com R$ 770 milhões em negócios e já confirma data para a próxima edição

Veja mais

Ambulância do Governo de Minas é encontrada abandonada em distrito de Patos de Minas

Veja mais

Organizadores apresentam novidades do Festival de Gastronomia que acontece este mês em Patos de Minas

Veja mais

Estudantes do UNIPAM doam oito toneladas de alimentos para entidades de Patos de Minas

Veja mais

Sicredi está entre as Melhores Empresas para Trabalhar na América Latina pelo segundo ano consecutivo

Veja mais

Homem que teria praticado furtos em série no Quebec é preso após invadir casa e levar alpiste para passarinhos

Veja mais