Contratação de detentos permite que hospital retome serviços essenciais em Paracatu

Desde outubro do ano passado, custodiados do Presídio de Paracatu estão trabalhando

A população de Paracatu, no Noroeste de Minas, tem motivos para comemorar com a volta das cirurgias no hospital municipal, graças à contribuição de uma parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), e a prefeitura. Desde outubro do ano passado, custodiados do Presídio de Paracatu estão trabalhando na lavanderia do hospital, na limpeza e higienização do enxoval hospitalar, retomando, assim, os serviços essenciais da unidade de saúde.

Antes do início da parceria, as cirurgias foram suspensas devido a problemas econômicos do município, causando a escassez de profissionais capacitados para exercer as funções na lavanderia do hospital. Tendo em vista esse cenário desafiador, um acordo de cooperação técnica foi firmado entre a prefeitura e a Sejusp para a contratação de mão de obra prisional, a fim de suprir tais necessidades. O acordo prevê o aproveitamento da mão de obra carcerária, com foco na capacitação, profissionalização, qualificação e ressocialização dos detentos, conforme estabelece a Lei de Execução Penal. Atualmente, dois custodiados trabalham no local.

O diretor da Polícia Penal na 16ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), Silvio Cardoso, explica que essa iniciativa, além de trazer benefícios para a sociedade paracatuense na prestação de serviços essenciais, também é de suma importância para a reintegração social dos custodiados. “Por meio dessa parceria, nós enquanto Polícia Penal alcançamos um dos nossos objetivos que é proporcionar uma oportunidade de ressocialização aos detentos, por meio de benefícios oferecidos à sociedade”, afirmou o diretor.

Avaliação da parceria

A parceria entre o Depen-MG e a Prefeitura de Paracatu vai além da área da saúde, com mais quatro custodiados trabalhando na Secretaria Municipal de Obras, contribuindo para a manutenção e a conservação de espaços e vias públicas. Há também uma detenta trabalhando no Banco de Alimentos da cidade, na limpeza do local, na seleção dos hortifrútis e na montagem de cestas básicas destinadas a famílias carentes.

Igor Santos, prefeito de Paracatu, manifestou entusiasmo com a iniciativa, ressaltando a importância para o município e para os detentos. “Nós temos certeza de que essa será mais uma parceria de sucesso, que vai remodelar um pouco do que nós pensamos como sociedade e serviço público”, disse o prefeito.

Os presos que trabalham na parceria são do regime semiaberto, com autorização judicial para saída temporária e trabalho externo. Além disso, foram aprovados pela Comissão Técnica de Classificação do presídio, que avalia o comportamento, aptidão, situação processual, saúde, entre outras questões. Pelas atividades executadas, os detentos recebem 3/4 do salário mínimo e remição da sentença - a cada três dias trabalhados, um é reduzido na pena.

Últimas Notícias

Moradores reclamam de asfalto que cedeu três vezes após obra e cobram providências

Veja mais

Família que teve casa invadida por enxurrada relembra desespero e pede ajuda da população

Veja mais

Senac Patos de Minas abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional 2026

Veja mais

Homens que mataram mulher trans em estacionamento em Patos de Minas são condenados

Veja mais

Temporal volta a causar transtornos e moradora se desespera ao ver sua casa sendo tomada pela água

Veja mais

Alunos de Agronomia do Unipam produzem mudas nativas para recuperação de mata em Patos de Minas

Veja mais