Contra o câncer de mama: profissionais movimentam o centro com o Outubro Rosa
A Parada Rosa como foi chamada está convocando as mulheres e oferecendo informações para um cuidado melhor com a saúde.
A Superintendência Regional de Saúde – SRS Patos de Minas- e a Secretária Municipal de Saúde decidiram mobilizar a população no centro da cidade para prevenção do câncer de mama e colo do útero. A Parada Rosa como foi chamada está convocando as mulheres e oferecendo informações para um cuidado melhor com a saúde.
A Concentração começou na Praça do Coreto. Vestidos de rosa e com o lacinho símbolo da campanha, os profissionais estão aferindo a pressão e orientando sobre os cuidados com a saúde da mulher. O câncer de mama é uma das principais causas de mortes das mulheres brasileiras e o diagnóstico precoce pode salvar a paciente.
O câncer de mama é o mais frequente entre as mulheres e ocorre predominantemente depois da menopausa, sendo mais difícil sua incidência antes dos 35 anos. Segundo especialistas, homens também podem ter câncer de mama, embora seja bem mais raro.
Não se sabe o que provoca o câncer, mas foi identificado que alguns atores de risco associados como fumo, ingestão de bebidas alcoólicas e excesso de peso, idade e predisposição genética contribuem com o surgimento da doença. A campanha traz o slogan: Saúde é Atitude, Previna-se e passe essa ideia pra frente.
O movimento popular “Outubro Rosa” é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O “Outubro Rosa” tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a doença, informar as causas e o tratamento, realizar exames diagnósticos entre outros vários objetivos.
Autor: Farley Rocha