Consumidor tem vários itens de compra cobrados a mais em hipermercado e denuncia
Ele comprovou a cobrança indevida e teve a restituição em dobro
Um consumidor de Patos de Minas denunciou nessa terça-feira (03) o que teria sido um abuso praticado por um hipermercado recentemente inaugurado na cidade. Ele fez a compra de 62 itens, no entanto 12 vieram com valores acima do que indicavam as etiquetas. Ele conseguiu perceber a diferença, reclamou da situação e foi restituído. Ele resolveu denunciar o caso para que as pessoas e autoridades fiquem atentas.
O consumidor entrou em contato com o Patos Hoje e enviou as fotos das etiquetas, cupons fiscais e dos produtos. De acordo com ele, após passar as compras no caixa e fazer o pagamento, decidiu verificar o cupom ainda no interior do carro. Foi aí que constatou que os valores de alguns itens estavam errados. Na dúvida, ele voltou ao hipermercado e tirou foto das etiquetas e dos produtos, levando para a funcionária da loja.
Ele confirmou que 12 itens estavam com preços no caixa errados. Dessa forma, a funcionária levou o caso até os superiores e ela voltou dizendo que iria devolver o valor. Ele então, já conhecedor da legislação, pediu que fosse em dobro. Foi negado em princípio, mas como o Código de Defesa do Consumidor determina que a restituição deve ser feita em dobro no caso de cobrança indevida, ela, então, voltou ao superior que acabou concordando em devolver o valor indevido em dobro.
Para solucionar a questão, o hipermercado devolveu a quantia a mais em produtos da própria loja, em comum acordo com o consumidor. “Peguei 2 Heineken. Hoje, eu bebo por conta dos prejuízos que o supermercado dá em um monte de consumidores desavisados, não é o dinheiro, mas sim o abuso com o consumidor. O Procon de Patos de Minas/MG deveria fazer uma visita mensal em todos os supermercados de Patos de Minas. Nenhum item estava com valor menor do que a etiqueta”, concluiu destacando a importância da fiscalização e de se conferir os preços pagos em cada produto.
A direção do supermercado informou que não se negou hora nenhuma em resolver o problema do cliente e que, embora não esteja previsto em lei, a direção entendeu por bem em devolveu o valor em dobro. O gerente da loja informou que a cobrança a mais pelos preços ocorreu por um erro do sistema na tarde desta terça-feira (03) e que já foi corrigido.