Construção de ponte sobre o Rio Paranaíba no bairro Cidade Nova é reprovada pelo Codema

Reunidos na manhã desta quarta-feira (08) no plenário da Câmara Municipal, os membros do órgão avaliaram que a instalação de uma passagem no local pode trazer risco para toda a população.

O cursor mostra o local exato onde está projetado a construção da ponte.

O Projeto de construção de uma ponte sobre o Rio Paranaíba nos fundos do Bairro Cidade Nova em Patos de Minas foi reprovado pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CODEMA. Reunidos na manhã desta quarta-feira (08) no plenário da Câmara Municipal, os membros do órgão avaliaram que a instalação de uma passagem no local pode trazer risco para toda a população.

O Projeto para a construção da ponte sobre o Rio Paranaíba nos fundos da antiga Rheen Metalúrgica, próximo à Mais Alimentos, está em fase adiantada. As obras seriam custeadas por empresários do município.  Uma alternativa para a ponte nos fundos do bairro Nossa Senhora Aparecida que já não comporta mais o tráfego de veículos pesados.

O Projeto, no entanto, recebeu parecer contrário do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente. Na reunião desta quarta-feira apenas um conselheiro votou a favor da construção no local especificado no projeto. Todos os outros conselheiros foram contrários à proposta. A preocupação do órgão é que a ponte ficaria acima e a apenas 300 metros da captação de água da Copasa e poderia comprometer o abastecimento da população.

O presidente do Codema, César Caixeta, explicou que a preocupação dos conselheiros é com a qualidade da água que abastece a cidade. “O Codema analisa que o risco (com a construção da ponte) é eminente e que a vulnerabilidade da água será constante... o risco é, por exemplo, se um caminhão passar lá com produtos químicos e ter um acidente e todo o efluente ser jogado nas águas do Rio Paranaíba”, explicou César.

Segundo o presidente do Codema, a cidade não tem plano B de abastecimento de água a não ser o Rio Paranaíba, o que poderia comprometer todo o abastecimento de água da população.  Em consulta feita pelo prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, a Copasa já havia se mostrado contrária a construção da ponte no local estabelecido no projeto.

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente entende que existem outras alternativas para a construção de uma nova ponte sobre o Rio Paranaíba que não ponha em risco o abastecimento de água da população. Em qualquer ponto do Rio Paranaíba, desde que seja abaixo da captação da água que abastece a cidade, a construção de uma ponte não teria problemas em ser aprovado.

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais