Conselho toma posse e quer estimular cooperativismo em Minas .

Ao presidir, no final da tarde desta quinta-feira (26), a solenidade de posse dos 38 membros titulares.

Ao presidir, no final da tarde desta quinta-feira (26), a solenidade de posse dos 38 membros titulares e suplentes do Conselho Estadual de Cooperativismo, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Raphael Guimarães Andrade, afirmou que ao criar uma legislação específica para o cooperativismo, o Governo de Minas, além de “organizar e formular políticas públicas para o setor, quer estimular o empreendedorismo”. Lembrou que o segmento é importante e estratégico, destacando que vê no cooperativismo “uma grande oportunidade de ampliação dos níveis de riqueza para o conjunto da sociedade e de combate à informalidade, organizando as forças de produção e trabalho”.

Em Minas são 844 cooperativas atuando em diversos setores da economia como consumo, agropecuário, produção, habitação e saúde, até atividades relacionadas à infra-estrutura, educação, transporte, lazer e trabalho, entre outros. O número de associados se aproxima de um milhão, enquanto os negócios representam 6,5% do PIB Estadual.

O Conselho Estadual de Cooperativismo, criado pelo Decreto n° 44.762, de 27 de março de 2008, será presidido pela subsecretária de Indústria, Comércio e Serviços, Marilena Chaves. Ela explicou que trata-se de um órgão normativo, consultivo e deliberativo, subordinado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, que será responsável, em parceria com representantes de diversas entidades públicas e privadas, pela formulação das políticas a serem adotadas para o desenvolvimento do setor cooperativista.

Durante a solenidade foi aprovado o regimento interno do Conselho, que conta com a participação do presidente do Sistema Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop/MG), Ronaldo Scucato. Também têm representantes no Conselho Estadual de Cooperativismo as Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social; de Planejamento e Gestão; Educação; Fazenda; Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri, São Mateus e do Norte de Minas; e da Assembléia Legislativa de Minas Gerais.

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais