Conselho Integrado de Meio Ambiente denuncia série de invasões na Mata do Catingueiro
A reserva ambiental perdeu mais de 90% de sua vegetação nos últimos 10 anos.
O Patos Hoje vem mostrando nos últimos dias a situação dramática em que se encontra a Mata do Catingueiro. A reserva ambiental perdeu mais de 90% de sua vegetação nos últimos 10 anos e as espécies que vivem no local, como uma família de macacos pregos, sofre até mesmo para encontrar alimentos. E mesmo após tantas denúncias, se nada for feito, a situação pode piorar. O CIMA registrou várias invasões no interior da Mata.
O presidente do Conselho Integrado de Meio Ambiente, Ivanildo Alves Zica, foi até o local e constatou inúmeras irregularidades. Em vídeo, ele mostra o desrespeito com a Mata do Catingueiro e uma grande quantidade de invasões da área de preservação permanente. Pessoas que possuem imóveis nas imediações estão ocupando parte da mata.
Algumas pessoas invadiram a área de preservação para criar animais domésticos. No interior da Mata é possível encontrar vestígios da presença de cavalos e também de galinhas. Teve gente que retirou a vegetação nativa para fazer horta e cultivar frutas e algumas pessoas estão invadindo a mata para ampliar seus quintais, o que constitui crime.
Ivanildo gravou um vídeo da situação e encaminhou para as autoridades do município. Nesta manhã, a assessoria de comunicação da Prefeitura informou que será montada uma força-tarefa com vários órgãos públicos como Polícia Militar do Meio Ambiente, Centro de Controle de Zoonose, Diretoria de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Obras Urbanas, Codema e Cima, ONG ODS, fiscais de posturas e Advocacia do Município para conter as invasões e degradação da Mata do Catingueiro.
“A intenção é de adotar medidas mais sérias e pontuais contra esses invasores da área de preservação permanente. Não temos um prazo definido, mas será feita a adoção dessas medidas de imediato”, esclareceu César Caixeta, presidente do Codema.