Conselho de Patrimônio Cultural define regras para uso da Av. Getúlio Vargas em eventos

A utilização das praças da Avenida é restrita ao poder público e a entidades e fundações de cunho cultural e social. Normatização foi aprovada em reunião no dia 10 de abril.

Av. Getúlio Vargas de Patos de Minas - MG.

A utilização da Avenida Getúlio Vargas para a realização de eventos passou a contar com normas, que deverão ser respeitadas e cumpridas pelos solicitantes. Foi o que aprovou o Conselho Deliberativo de Patrimônio Histórico e Cultural (Condepahc), em reunião realizada no último dia 10, quando foram discutidos e aprovados tópicos visando à normatização de uso das praças da avenida. Antes, porém, o conteúdo do texto foi levado e debatido em reunião do Conselho de Políticas Culturais, que teve papel significativo na construção e elaboração do documento.

Com o título de “Instrução Normativa 03”, o texto de três folhas orienta aqueles que poderão promover eventos na Avenida Getúlio Vargas e de que forma deverão ser conduzidos os trâmites para que a execução do projeto ocorra de maneira organizada, visando à proteção e promoção do espaço. A Avenida Getúlio Vargas é bem tombado no município, através do Decreto Municipal nº 2.068, de 22 de maio de 1998, e o Condepahc é o órgão responsável pela avaliação de impacto sobre esse bem.

Segundo o documento, a utilização dos quarteirões da avenida ficará restrita ao poder público, a entidades de cunho cultural e social, a fundações e a entidades de classe. Todo e qualquer projeto para uso das praças deverá ser apresentado ao Condepahc com, pelo menos, 90 dias de antecedência de sua realização, para análise do Conselho. O projeto inclui a descrição detalhada do evento, bem como a apresentação de seu croqui, quando houver a intenção de erguer tendas, estandes e palcos.

No caso dos eventos terem previstas em seus projetos áreas de alimentação, essas estarão obrigadas a colocar piso no local onde serão erguidos os bares, de forma a preservar a avenida. Caberá ao poder público, quando for o promotor do evento, elaborar edital convidando, exclusivamente, entidades com fins culturais ou sociais a ocuparem a área gastronômica. Sendo eventos realizados pelas próprias entidades ou fundações, caberá a elas a organização de seu setor gastronômico, observando os critérios estabelecidos na referida Instrução.

Diversas outras determinações a serem seguidas também são pontuadas no documento, como a necessidade de manter as passarelas livres para a circulação de pessoas e a proibição de estacionamento de veículos nas praças, entre outras. O texto informa, ainda, que o Conselho de Patrimônio poderá acompanhar e fiscalizar o cumprimento das orientações, juntamente com os demais órgãos e entidades afetas.

De acordo com os membros do conselho, a iniciativa do Condepahc, materializada na Instrução Normativa 03, objetiva tão somente a preservação e promoção da Avenida Getúlio Vargas e monumentos integrados, que são uns dos mais significativos bens patrimoniais de Patos de Minas.

Confira a Instrução Normativa 03/2018, aqui!

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais