Conselho da Comenda Antônio Secundino se reúne para eleger homenageados de 2013

Em 2013, 11 personalidades receberão a comenda.


O Conselho da Comenda Antônio Secundino de São José se reuniu nessa quinta-feira (18) no Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa em BH.
O Conselho da Comenda Antônio Secundino de São José se reuniu nessa quinta-feira (18) no Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa em Belo Horizonte para eleger as personalidades que serão agraciadas com a honraria este ano. O encontro foi presidido pelo secretário de estado da agricultura, Elmiro Nascimento, que também é o autor da lei que instituiu a comenda. Em 2013, 11 personalidades receberão a comenda.

A Comenda Antônio Secundino de São José foi criada em 1991. Ela é outorgada pelo Governo do Estado, anualmente, a personalidades e instituições que prestaram e continuam prestando relevantes serviços a favor do desenvolvimento da agropecuária, do saneamento e do meio ambiente. Para o secretário Elmiro Nascimento, que foi reconduzido à Presidência do Conselho Diretor da Comenda, a homenagem, além de perpetuar a memória de Antônio Secundino, destaca e valoriza aqueles que trabalham em prol da agricultura, pecuária e abastecimento, bem como do meio ambiente e da sustentabilidade. “Trata-se de uma solenidade que ganhou projeção nacional e que traz a Patos de Minas as mais expressivas personalidades políticas e do agronegócio do país”, declara Nascimento.


Neste ano, 11 personalidades serão agraciadas: o vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho; o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Marcelo Lana Franco; o gerente regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) de Patos de Minas, Sérgio Glicério Martins; o professor da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Francisco Carlos Faria Lobato; o professor do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Gilberto Chonaku Sedyama; o professor do Departamento de Ciência do Solo da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Luiz Roberto Guimarães Guilherme; o pesquisador da Embrapa Soja, José de Barros França Neto; o diretor-executivo do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), José Aparecido Gonçalves; o diretor-presidente da Fundação Procafé, José Edgard Pinto Paiva e os empresários e produtores rurais Marco Antônio Nasser de Carvalho e Haroldo Barcelos Veloso.

A solenidade de entrega da Comenda será realizada em Patos de Minas, no Alto Paranaíba, durante a 55ª Festa Nacional do Milho (Fenamilho), que acontecerá entre os dias 23 de maio e 2 de junho.

Antônio Secundino

O inspirador da comenda, Antônio Secundino de São José, nasceu na Fazenda do Onça, no então distrito de Santa Rita dos Patos, hoje município de Presidente Olegário. Em 1931, formou-se como engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura do Estado de Minas Gerais, em Viçosa. Foi estudar no exterior, e, quando retornou, fundou a Agroceres, empresa que há 60 anos se dedica à pesquisa de sementes e ao agronegócio, responsável pela introdução do milho híbrido no Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretária Esdatual de Agricultura

Últimas Notícias

OAB Patos faz confraternização para comemorar conquistas e projeta 2026 ainda melhor

Veja mais

Mulher denuncia ameaças em mensagens de visualização única e ex-companheiro acaba preso

Veja mais

Mega Promoção de Fim de Ano Alpha Pisos promete os menores preços que Patos de Minas já viu

Veja mais

Caminhão cai em ribanceira de 30 metros na BR 365 e motorista e passageiro são resgatados pelos bombeiros

Veja mais

Com reforço no efetivo, Polícia Militar lança Operação Natalina 2025 em Patos de Minas

Veja mais

Consumidores caem em pressão de corretores e assinam contratos caros durante as férias, alerta Procon

Veja mais