Confiança do consumidor no Brasil sobe e atinge maior patamar desde janeiro de 2015, diz FGV

Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 2,6 pontos em agosto em relação ao mês anterior.

A confiança do consumidor do Brasil subiu pelo quarto mês seguido em agosto e atingiu o maior patamar em mais de 1 ano e meio, com a melhora do sentimento com a situação atual, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela Fundação Getulio Vargas.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu 2,6 pontos em agosto em relação ao mês anterior, atingindo 79,3 pontos, maior leitura desde janeiro de 2015 (81,2 pontos).

O destaque no mês foi a alta de 3,8 pontos no Índice da Situação Atual (ISA), atingindo 69,5 pontos. Em junho, o ISA havia chegado à mínima histórica da pesquisa.

"Em agosto..., a maior contribuição veio do aumento da satisfação com a situação presente, um sinal favorável, considerando que houve uma melhora na percepção dos consumidores tanto em relação ao mercado de trabalho quanto à situação financeira das famílias", disse Viviane Seda Bittencourt, Coordenadora da Sondagem do Consumidor.

O Índice de Expectativas (IE) subiu 1,6 ponto, atingindo 86,9 pontos, maior patamar desde dezembro de 2014.

Os indicadores de confiança vêm sendo monitorados por agentes do mercado e pelo governo como forma de antecipar o início do processo de recuperação da economia, que atravessa uma forte recessão.

Na véspera, a FGV divulgou o resultado preliminar do Índice de Confiança da Indústria (ICI), que caiu no mês, interrompeu uma sequência de cinco altas seguidas.

Também na véspera, a FecomercioSP divulgou que o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da cidade de São Paulo em agosto superou a marca dos 100 pontos pela primeira vez em 15 meses, atingindo os 101,6 pontos. O ICC não ultrapassava a barreira dos 100, que delimita o sentimento de pessimismo e otimismo, desde abril de 2015.

Fonte: Agência Reuters

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais