Companhias aéreas devem parar de cobrar taxa de bagagem de mão

O objetivo é que o passageiro de voos nacionais e internacionais possa embarcar com a mala de mão e acomodá-la no bagageiro interno do avião.

O objetivo é que o passageiro possa embarcar com a mala de mão e acomodá-la no bagageiro interno do avião.

Tendo em vista que algumas companhias aéreas estão cobrando taxa para bagagens de mão, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Defesa do Cidadão de Uberlândia, e o Ministério Público Federal (MPF) oficiaram a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) solicitando a publicação, em até cinco dias, de norma que permita embarque, sem cobrança de taxa, de bagagem de mão de até 10 quilos e limite de 55cm de comprimento, 35 cm de largura e 25 cm de profundidade.

O objetivo é que o passageiro de voos nacionais e internacionais possa embarcar com a mala de mão e acomodá-la no bagageiro interno do avião. O MPMG e o MPF também oficiaram as empresas aéreas que operam no Brasil, recomendando que deixem de cobrar passageiros pelo uso de bagagem de mão que obedeça limites de peso e medidas indicados.

Despacho elaborado pelo MPMG e MPF informa que a cobrança pela taxa de bagagem de mão é considerada um “dolo de aproveitamento” das empresas, visto que a Resolução nº 400 da Anac não delimita o tipo de volume ou o local onde deve ser acomodada dentro da cabine.

Os dois órgãos consideram que o acondicionamento de pertences de passageiros debaixo das poltronas à frente, como tem sido permitido pelas operadoras para eliminar cobrança de taxa, gera desconforto, além de risco à integridade física de passageiros, em caso de acidente.

O MPMG e MPF também afirmam que essa acomodação de bagagem debaixo de poltrona é ato “manifestamente abusivo e desarrazoado”, já que as aeronaves que operam no País têm tamanhos distintos e não há garantia de que as malas de 10 quilos se encaixem abaixo da poltrona dos aviões.

Além de oficiar a Anac e as empresas aéreas, o MPMG e o MPF irão investigar o caso.

Fonte: Ascom MPMG

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais