Companhia de Bombeiros Militar alerta para os riscos de incêndios em lotes vagos

Com a chegada do período seco, o número de incêndios em lotes vagos e terrenos baldios aumenta, trazendo inúmeros problemas aos patenses.

Nesta época do ano o número de queimadas em lotes vagos aumenta.

Com a chegada do período seco, o número de incêndios em lotes vagos e terrenos baldios aumenta, trazendo inúmeros problemas aos patenses. A fumaça e a fuligem podem agravar doenças, principalmente as alérgicas e respiratórias, além de prejudicar o meio ambiente, poluindo o ar e colocando em risco a vida de pequenos animais silvestres.

Segundo o Tenente da 4ª Companhia de Bombeiros Militar, Tenente Guilherme Ferreira, os cidadãos que presenciarem o ateamento de fogo em lotes e terrenos baldios deverão denunciar para o Corpo de Bombeiros no 193 ou na Polícia Militar 190. Além disso, proprietários de lotes vagos podem tomar algumas medidas preventivas, cercando e limpando suas propriedades, evitando, assim, o aumento desse tipo de ocorrência.

A Lei nº 9.605 de crimes ambientais, que determina as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, declara que a punição para a gravidade da degradação ambiental é aplicada conforme as consequências para a saúde pública e para o meio ambiente, sujeitando à multa, prestação de serviços à comunidade, e até a prisão, por no mínimo quatro anos.

Para evitar novos focos de incêndios e manter os lotes vagos da cidade limpos e bem cuidados, os cidadãos podem protocolar, por escrito, no setor de Protocolo da Prefeitura, denúncias dos lotes vagos, sujos e com acúmulo de lixo, para que essas sejam repassadas aos fiscais de postura do Município para averiguação. Sendo procedente a denúncia, e constatada a irregularidade, o proprietário será notificado e orientado para que a limpeza seja feita.

Dicas importantes para realizar a prevenção:

Não jogar pontas de cigarro em vegetação;

Acender fogueira apenas depois de retirar completamente a vegetação ao redor do local. Após apagá-la, enterrar as sobras de material, como carvão, brasas e cinzas;

Descartar metal, cacos e garrafas de vidro adequadamente. Estes objetos podem se aquecer com o sol e iniciar uma queimada;

Manter limpos os lotes vagos;

Não soltar balões;

Caso necessite realizar uma queimada controlada, deverá solicitar autorização no escritório do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas

Últimas Notícias

MP denuncia homem que colocou roundup em garrafas d’água na geladeira da mãe

Veja mais

Polícia Militar Rodoviária chama atenção para rodovias com maior risco de acidentes na região

Veja mais

Vestibular Agendado do Unipam tem vagas para cursos presenciais e de Educação a Distância

Veja mais

Polícia Militar prende motociclistas que praticavam manobras perigosas em Patos de Minas

Veja mais

Homem se muda de fazenda, leva fios de pivô de irrigação e acaba detido, na MGC462

Veja mais

Usaflex faz liquidação em bolsas, sapatos, rasteirinhas e tamancos com até 60% de desconto, em Patos de Minas

Veja mais