Como na maior parte do estado, presos de Patos de Minas continuarão sem votar no 2º turno

A Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública -SEJUSP- esclareceu como funciona os procedimentos no dia da eleição.

Nos últimos dias, o Patos Hoje recebeu diversos questionamentos sobre como funciona a votação dos detentos em Patos de Minas e no Estado de Minas Gerais. A Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública -SEJUSP- esclareceu como funciona os procedimentos no dia da eleição.

De acordo com a Assessoria da SEJUSP, o total de presos sob custódia do Depen-MG que estavam aptos a votar no primeiro turno, dia 2 de outubro, era de aproximadamente 300 detentos em todo o estado de Minas Gerais. No Presídio de Patos de Minas, não houve votação porque não teve o quantitativo mínimo de 20 detentos aptos a votarem.

Para que uma seção eleitoral seja instalada nos estabelecimentos penais é necessário o mínimo de 20 eleitores aptos a votar, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral. O preso sem condenação transitada em julgado, considerado provisório, pode exercer o direito ao voto, respeitados os princípios da Constituição Federal, artigos 14, § 3º, II; e, 15, inciso III. Os critérios são os mesmos para o segundo turno, dia 30 de outubro.

No primeiro turno, dos 853 municípios mineiros, apenas oito unidades prisionais apresentaram o quantitativo mínimo de eleitores aptos para a formação dessas seções eleitorais em Minas Gerais, nos seguintes municípios: Três Pontas, Uberlândia, Montes Claros, Açucena, Guaranésia, Juatuba, Mantena e Conselheiro Lafaiete. A Assessoria esclareceu que, se cumpridos os requisitos, as seções eleitorais são instaladas dentro das unidades prisionais pelo Tribunal Regional Eleitoral, obedecendo aos critérios impostos por lei. Os presos aptos a participar do pleito votam nestas seções.

Últimas Notícias

Crianças ateiam fogo em colchão e chamas destroem barracão no fundo de uma casa, em Patrocínio

Veja mais

Após agressão de garoto à mãe, psicóloga orienta pais como controlar uso da internet pelos filhos

Veja mais

A Orthodontic Patos de Minas convida população para o primeiro “Dia do Aparelho Invisível”

Veja mais

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais