Comitê elabora protocolo para retomar ensino extracurricular presencial em Patos de Minas

Esta modalidade está liberada em municípios classificados a partir da onda amarela do Minas Consciente, como é o caso de Patos de Minas atualmente.

Imagem Ilustrativa.

O Comitê Municipal da Covid-19 elaborou um protocolo específico para a retomada presencial do ensino extracurricular. Esta modalidade está liberada em municípios classificados a partir da onda amarela do Minas Consciente, como é o caso de Patos de Minas atualmente. E, para garantir mais segurança durante as atividades. O documento, baseado em orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), foi validado pela Vigilância Sanitária local e estabelece, por exemplo, que o número de pessoas num mesmo espaço/turma não ultrapasse 30% da capacidade total do ambiente, sendo obrigatório manter distância de 1,5 m entre os presentes.

Para oferecer ensino extracurricular, os estabelecimentos devem estar registrados em subgrupos do CNAE "Outras atividades de ensino" autorizados a funcionar na fase intermediária do plano, sendo eles: ensino de idiomas; treinamento em informática; treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial; cursos preparatórios para concurso; ensino de esportes; ensino de dança; ensino de artes cênicas; ensino de música e ensino de arte e cultura não especificado anteriormente. Crianças podem ser público dessas aulas, o que requer cuidados redobrados, mas não impede o funcionamento.

"Preparamos o protocolo, inclusive, pensando especialmente nesse grupo infantil, que naturalmente frequenta aulas de balé, inglês, música e pintura, por exemplo. Tudo foi elaborado e estudado com muita responsabilidade e sob aval de profissionais da saúde. Nosso objetivo é orientar os estabelecimentos de modo que eles possam oferecer as atividades com segurança para alunos e colaboradores", explica o coordenador do Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19, Célio Adriano Lopes. "Algumas escolas de educação infantil adaptaram o CNAE para trabalhar com ensino extracurricular, sendo essa uma opção que não fere o Minas Consciente", acrescenta.

O protocolo de segurança reforça que, mesmo não sendo de grupos de risco, alunos e funcionários, se doentes, não devem frequentar as atividades. "É importante que cada empresa adote políticas de educação para prevenção de infecções que envolvam crianças, pais, colaboradores e auxiliares da administração. Os pais devem ser orientados a não levar os filhos às atividades ao menor indício de quadro infeccioso, seja febre, manifestações respiratórias, diarreia, entre outras. Eles devem ser mantidos afastados enquanto é aguardada a conclusão do diagnóstico", diz o documento. A temperatura dos alunos deve ser aferida na chegada ao local, não podendo entrar aqueles com mais de 37ºC.

Vale destacar que pessoas do grupo de risco (doenças crônicas, diabetes, transplantados), sejam adultos ou crianças, não devem frequentar presencialmente quaisquer aulas.

Onda verde - A microrregião de Patos de Minas está classificada na onda verde do Minas Consciente do próximo sábado (17) ao dia 23 de outubro. Nessa fase do plano, a retomada das aulas presenciais na educação básica está autorizada, contudo esse retorno depende de normatização pelo município.

Últimas Notícias

Jovem é condenado a 6 anos e 8 meses por tentar matar colega de trabalho a facadas em Patos de Minas

Veja mais

GAECO de Patos de Minas deflagra 2ª fase da Operação Hybris contra quadrilha especializada em veículos e maquinários furtados

Veja mais

Grêmio Estudantil do IFTM Patos de Minas repudia contratação de professor condenado em caso de trabalho análogo à escravidão

Veja mais

Motociclista fica gravemente ferido após motorista embriagado causar acidente em esquina com incontáveis ocorrências

Veja mais

Mais de 45 mil pessoas em Patos de Minas não concluíram os estudos; CESEC está com matrículas abertas

Veja mais

UNIPAM promove Semana das Diversidades e reforça compromisso com inclusão e respeito às diferenças

Veja mais