Comissão apresenta relatório a Prefeito com propostas para área cultural de Patos de Minas

Documento detalha o movimento cultural em Patos de Minas e sugere diversas ações.

Uma comissão da Diretoria Executiva do Fórum esteve no Gabinete do Prefeito.

O Relatório Final do Fórum Cultural de 2017 foi entregue, esta semana, ao prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves. Uma comissão da Diretoria Executiva do Fórum, composta pelo presidente, Vane Pimentel; o secretário Civuca Costa e o artesão e presidente da AFIAP, Vivaldo Maia, esteve no Gabinete do Prefeito para apresentar, em linhas gerais, o relatório, que apresenta as demandas culturais do movimento, sugestões para alteração e melhorias em leis municipais da cultura, além do pedido de criação e nomeação do Conselho Municipal de Política Cultural. Além desses membros, o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Fábio Amaro, também esteve presente e abriu a reunião destacando a importância do documento, que pode direcionar as ações da secretaria para o setor cultural de Patos de Minas.

O Fórum Cultural aconteceu nos dias 10 e 11 de março, no Teatro Leão de Formosa, e reuniu agentes culturais e pessoas ligadas aos movimentos de Patos de Minas que participaram de três momentos, divididos em círculos para debates, nos temas mapeamento cultural, políticas públicas e legislação cultural, além das reivindicações dos grupos locais. Passada essa fase, foi deliberado que uma comissão elaborasse um relatório que após seria entregue à Administração Municipal. A ideia é de que as propostas sirvam de orientação para a criação do Plano Municipal de Cultura, como também a indicação de entidades e segmentos para composição do Conselho Municipal de Política Cultural.

De acordo com o prefeito, o documento será analisado para a elaboração de políticas públicas. A sugestão de criar o Conselho Municipal de Cultura e de que pelo menos dois membros sejam especialistas em leis e elaboração de projetos será analisada pelo Prefeito.

Os membros da comissão também ressaltaram a abertura de diálogo com os movimentos culturais pela Administração Municipal, o que demonstra a boa vontade de se fazer um trabalho produtivo na área.

Ao final da reunião, o secretário da diretoria executiva do Fórum Cultural, Civuca Costa, entregou sugestões, elaboradas por ele, para o setor de Turismo no Município.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal

Últimas Notícias

Mãe e filha são indiciadas por homicídio qualificado por assassinato de idoso em Patos de Minas

Veja mais

Campanha para vítimas das chuvas em Minas tem ponto de arrecadação na Praça do Fórum

Veja mais

Patos de Minas começa o ano com mercado de trabalho em alta e 308 novas vagas

Veja mais

Homem é preso pela Polícia Ambiental após anúncio de venda de espingarda pelo whatsapp em Patos de Minas

Veja mais

Carretas batem de frente e motoristas ficam feridos no trevo da BR 365 com a Estrada da Serrinha

Veja mais

Polícia procura ladrão que invadiu igreja em Lagamar, arrombou cofre e furtou mais de R$ 15 mil

Veja mais