Comércio ambulante de comidas passa a fazer parte da “Onda Verde” e fica liberado em Minas

A reclassificação foi deliberada durante reunião do Comitê Executivo por se tratar de ação realizada em ambiente aberto e similar às feiras livres.

Caminhão de lanches durante festival em Patos de Minas. ( Foto: Arquivo Patos Hoje/Ilustração)

Pipoqueiros, carrinhos de cachorro-quente e food trucks vão poder retomar suas atividades em Minas Gerais. Os vendedores ambulantes de alimentos foram incluídos na “Onda Verde” do Plano Minas Consciente do Governo de Minas. A reclassificação foi deliberada durante reunião do Comitê Executivo por se tratar de ação realizada em ambiente aberto e similar às feiras livres.

O funcionamento do comércio ambulante de alimentos deverá ser feito pelo sistema de retirada do produto no local ou método de entrega, seguindo o protocolo de restaurantes, bares e padarias.  O secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico do Governo de Minas, Fernando Passalio, destaca que, para a tomada de decisão, o grupo analisou a situação em todas as macrorregiões.

Os vendedores ambulantes de alimentos podem acessar o site do Minas Consciente para ver o protocolo que deve ser adotado. O documento descreve as orientações para os funcionários e para os clientes, obedecendo a regras de higiene e segurança.

Ondas

O Minas Consciente setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas” (onda verde – serviços essenciais; onda branca – primeira fase; onda amarela – segunda fase; onda vermelha – terceira fase) a serem liberadas para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença.

Ressalta-se que existem setores econômicos que, devido ao grande risco de propagação da doença, compõem um grupo à parte, que só poderá ter suas atividades retomadas após normalização da situação pandêmica no Brasil. A partir desta iniciativa, o Governo de Minas busca conduzir a atuação dos municípios de forma coordenada, trazendo mais controle e efetividade para o enfrentamento da situação atual.

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais