Começa a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe nas unidades de saúde
Muita gente levantou cedo e foi até as unidades de saúde receber a dose da vacina.
As unidades de saúde de Patos de Minas já iniciaram a Campanha de Vacinação contra a Gripe, que este ano promete imunizar um número maior de pessoas. O Governo Federal ampliou o público alvo da campanha e passou a atender também as crianças menores de cinco anos. No próximo sábado (26) acontece o dia “D” da Campanha e os postos serão abertos exclusivamente para vacinar a população.
Em Patos de Minas, muita gente levantou cedo e foi até as unidades de saúde receber a dose da vacina. No PSF Geraldo Rezende a movimentação foi grande durante a manhã. Em alguns postos, no entanto, a imunização só teve início na parte da tarde.
A vacina contra a Gripe é destinada a pessoas com mais de 60 anos de idade, trabalhadores da área da saúde que exercem suas atividades em unidades que fazem atendimento para a influenza, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e a população privada de liberdade.
Com a decisão do Ministério da Saúde de ampliar a cobertura vacinal, as crianças de seis meses a cinco anos de idade também serão imunizadas. A meta do Governo Federal é vacinar pelo menos 80% do público alvo. A Campanha começou hoje e vai até o dia 09 de maio, sendo que no sábado (26) será realizado o dia “D”, onde todas unidades de saúde estarão abertas durante todo o dia para atender a população.
A gripe é vista como uma doença de menor importância, mas suas complicações podem trazer consequências graves. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalização por pneumonia e em até 75% a mortalidade global. Na população idosa, o risco da evolução de uma gripe para pneumonia cai em cerca de 60% e o risco global de hospitalização e morte pode ser reduzido em 50% e 68%, respectivamente.
Autor: Maurício Rocha