Começa a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe nas unidades de saúde

Muita gente levantou cedo e foi até as unidades de saúde receber a dose da vacina.


No próximo sábado (26) acontece o dia “D” da Campanha.

As unidades de saúde de Patos de Minas já iniciaram a Campanha de Vacinação contra a Gripe, que este ano promete imunizar um número maior de pessoas. O Governo Federal ampliou o público alvo da campanha e passou a atender também as crianças menores de cinco anos. No próximo sábado (26) acontece o dia “D” da Campanha e os postos serão abertos exclusivamente para vacinar a população.

Em Patos de Minas, muita gente levantou cedo e foi até as unidades de saúde receber a dose da vacina. No PSF Geraldo Rezende a movimentação foi grande durante a manhã. Em alguns postos, no entanto, a imunização só teve início na parte da tarde.

A vacina contra a Gripe é destinada a pessoas com mais de 60 anos de idade, trabalhadores da área da saúde que exercem suas atividades em unidades que fazem atendimento para a influenza, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e a população privada de liberdade.

Com a decisão do Ministério da Saúde de ampliar a cobertura vacinal, as crianças de seis meses a cinco anos de idade também serão imunizadas. A meta do Governo Federal é vacinar pelo menos 80% do público alvo. A Campanha começou hoje e vai até o dia 09 de maio, sendo que no sábado (26) será realizado o dia “D”, onde todas unidades de saúde estarão abertas durante todo o dia para atender a população.

A gripe é vista como uma doença de menor importância, mas suas complicações podem trazer consequências graves. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalização por pneumonia e em até 75% a mortalidade global. Na população idosa, o risco da evolução de uma gripe para pneumonia cai em cerca de 60% e o risco global de hospitalização e morte pode ser reduzido em 50% e 68%, respectivamente.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais