Combate a Dengue reforça ações e número de casos diminui, mas indicação de alerta continua

Nas duas últimas semanas, o número de casos de Dengue diminuiu, mas a população deve continuar em alerta.

A aplicação de inseticida ocorre quando um caso é notificado.

Moradores das imediações da Praça dos Bandeirantes foram surpreendidos na manhã desta quarta-feira (16) pela presença de agentes de endemias utilizando bombas costais para a aplicação de inseticida contra o mosquito Aedes Aegypti. Nas duas últimas semanas, o número de casos de Dengue diminuiu, mas a população deve continuar em alerta.

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nessa terça-feira (15), o boletim epidemiológico da semana. Patos de Minas fechou a primeira quinzena do mês com 288 casos notificados de dengue. Na região, a cidade de São Gotardo, com 724 casos notificados, é a que mais preocupa, seguida de Araxá com 1.324 casos e Patrocínio com 627 casos notificados.

A única cidade da região que ainda não teve notificação de casos de Dengue em 2016 foi Varjão de Minas. Lagoa Formosa teve 11 casos notificados, Presidente Olegário teve 21 casos, Carmo do Paranaíba apareceu com 58 casos, São Gonçalo do Abaeté teve nove casos e Lagamar registrou seis casos.

Uma grande campanha de mobilização foi desencadeada em todo o país para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor não só da Dengue, como também do Zika Vírus e da Chikungunya, essas duas últimas sem confirmação de casos na região. As notificações de Zika Vírus ainda não foram confirmadas.

O trabalho de mobilização já começa a surtir efeito. O Estado de Minas Gerais, que registrou 116.571 casos de dengue no mês de fevereiro, na primeira metade do mês de março teve apenas 12.138. Os órgãos de saúde orientam a população a continuarem eliminando locais que acumulam água para acabar com os criadouros do transmissor.

O Programa Municipal de Combate a Dengue também continua visitando casa por casa orientando e alertando os moradores. A aplicação de inseticida, como ocorreu nesta amanhã nas imediações da Praça dos Bandeirantes, ocorre toda vez que é notificado um caso de dengue. Esse trabalho evita que o vírus seja transmitido para outras pessoas.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Pacientes se emocionam durante entregas de cadeiras de rodas no CER Totó Veloso em Patos de Minas

Veja mais

Júri absolve acusado de tentativa de assassinato motivada por dívida em Patos de Minas

Veja mais

Briga de trânsito termina em tentativa de homicídio com golpes de facão na cidade de Tiros

Veja mais

Jaguatirica é atropelada por veículo de passeio e morre tentando atravessar a BR-365

Veja mais

Empresário de Patos de Minas é indiciado por estelionato milionário na compra e venda de veículos

Veja mais

Homem acaba preso com duas facas após ir até a casa da avó exigir dinheiro para comprar drogas

Veja mais