Combate a Dengue reforça ações e número de casos diminui, mas indicação de alerta continua
Nas duas últimas semanas, o número de casos de Dengue diminuiu, mas a população deve continuar em alerta.
Moradores das imediações da Praça dos Bandeirantes foram surpreendidos na manhã desta quarta-feira (16) pela presença de agentes de endemias utilizando bombas costais para a aplicação de inseticida contra o mosquito Aedes Aegypti. Nas duas últimas semanas, o número de casos de Dengue diminuiu, mas a população deve continuar em alerta.
A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nessa terça-feira (15), o boletim epidemiológico da semana. Patos de Minas fechou a primeira quinzena do mês com 288 casos notificados de dengue. Na região, a cidade de São Gotardo, com 724 casos notificados, é a que mais preocupa, seguida de Araxá com 1.324 casos e Patrocínio com 627 casos notificados.
A única cidade da região que ainda não teve notificação de casos de Dengue em 2016 foi Varjão de Minas. Lagoa Formosa teve 11 casos notificados, Presidente Olegário teve 21 casos, Carmo do Paranaíba apareceu com 58 casos, São Gonçalo do Abaeté teve nove casos e Lagamar registrou seis casos.
Uma grande campanha de mobilização foi desencadeada em todo o país para combater o mosquito Aedes Aegypti, transmissor não só da Dengue, como também do Zika Vírus e da Chikungunya, essas duas últimas sem confirmação de casos na região. As notificações de Zika Vírus ainda não foram confirmadas.
O trabalho de mobilização já começa a surtir efeito. O Estado de Minas Gerais, que registrou 116.571 casos de dengue no mês de fevereiro, na primeira metade do mês de março teve apenas 12.138. Os órgãos de saúde orientam a população a continuarem eliminando locais que acumulam água para acabar com os criadouros do transmissor.
O Programa Municipal de Combate a Dengue também continua visitando casa por casa orientando e alertando os moradores. A aplicação de inseticida, como ocorreu nesta amanhã nas imediações da Praça dos Bandeirantes, ocorre toda vez que é notificado um caso de dengue. Esse trabalho evita que o vírus seja transmitido para outras pessoas.
Autor: Maurício Rocha