Com vários danos, imóvel mais antigo de Patos de Minas é interditado pela Defesa Civil

A fiscalização aconteceu após um pedido do Ministério Público para que sejam verificadas as condições do prédio.

Foram encontrados vários danos na estrutura da Igreja.

A Defesa Civil do Município de Patos de Minas, coordenada pelo Tenente Fernandes do Corpo de Bombeiros, interditou nesta quarta-feira (08) a Igreja Matriz do Distrito de Santana de Patos. O telhado da igreja chegou a ser trocado, mas não teve uma restauração efetiva e o bem mais antigo de Patos de Minas ameaça desabar.

A fiscalização aconteceu após um pedido do Ministério Público para que sejam verificadas as condições do prédio.  Um parecer arquitetônico já pedia a interdição do imóvel. De acordo com o Tenente Fernandes, foram verificados no prédio, que é bastante antigo, vários danos na estrutura de alvenaria quanto na de madeira.

O oficial explicou que foram encontrados trincos e rachaduras nas paredes. Os pilares que ainda são de madeira apresentam podridão e há muito caruncho no madeiramento. Algumas partes do forro também já se soltaram. E não para por aí. A parte elétrica está toda exposta, com tomadas parafusadas nos pilares de madeira, gerando risco de choque elétrico.

Diante dos riscos, Tenente Fernandes, por medida cautelar de segurança, decidiu interditar por tempo indeterminado a Igreja, até que seja feita a reparação dos danos. Um laudo de engenheiro deve ser providenciado para que as obras sejam iniciadas. Ela já havia sido interditada em fevereiro de 2013, por causa de problemas principalmente no telhado.

O telhado foi trocado e as missas voltaram a acontecer na Igreja. Com a interdição, os moradores deverão encontrar outro local para a celebração das missas. O imóvel é o patrimônio arquitetônico mais antigo do município com quase 200 anos. Ela pertence à última fase do barroco mineiro com belos altares talhados em madeira em estilo colonial.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Sicredi Rota das Terras – Edital de Convocação de Assembleia Geral Ordinária

Veja mais

Operação Semana Santa reforça fiscalização e mantém restrições nas rodovias de Minas Gerais

Veja mais

Mulher tenta expulsar marido de casa e briga tem água quente, agressões e celulares quebrados

Veja mais

Missa do Crisma reúne clero e fiéis na Catedral de Santo Antônio em Patos de Minas; saiba a importância

Veja mais

Patos de Minas mantém ritmo de crescimento e gera mais 385 empregos formais em fevereiro

Veja mais

Homem é preso por cárcere privado contra a irmã e por ameaçar de morte o próprio pai em Patos de Minas

Veja mais