Com vários danos, imóvel mais antigo de Patos de Minas é interditado pela Defesa Civil

A fiscalização aconteceu após um pedido do Ministério Público para que sejam verificadas as condições do prédio.

Foram encontrados vários danos na estrutura da Igreja.

A Defesa Civil do Município de Patos de Minas, coordenada pelo Tenente Fernandes do Corpo de Bombeiros, interditou nesta quarta-feira (08) a Igreja Matriz do Distrito de Santana de Patos. O telhado da igreja chegou a ser trocado, mas não teve uma restauração efetiva e o bem mais antigo de Patos de Minas ameaça desabar.

A fiscalização aconteceu após um pedido do Ministério Público para que sejam verificadas as condições do prédio.  Um parecer arquitetônico já pedia a interdição do imóvel. De acordo com o Tenente Fernandes, foram verificados no prédio, que é bastante antigo, vários danos na estrutura de alvenaria quanto na de madeira.

O oficial explicou que foram encontrados trincos e rachaduras nas paredes. Os pilares que ainda são de madeira apresentam podridão e há muito caruncho no madeiramento. Algumas partes do forro também já se soltaram. E não para por aí. A parte elétrica está toda exposta, com tomadas parafusadas nos pilares de madeira, gerando risco de choque elétrico.

Diante dos riscos, Tenente Fernandes, por medida cautelar de segurança, decidiu interditar por tempo indeterminado a Igreja, até que seja feita a reparação dos danos. Um laudo de engenheiro deve ser providenciado para que as obras sejam iniciadas. Ela já havia sido interditada em fevereiro de 2013, por causa de problemas principalmente no telhado.

O telhado foi trocado e as missas voltaram a acontecer na Igreja. Com a interdição, os moradores deverão encontrar outro local para a celebração das missas. O imóvel é o patrimônio arquitetônico mais antigo do município com quase 200 anos. Ela pertence à última fase do barroco mineiro com belos altares talhados em madeira em estilo colonial.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Mãe é presa por invadir casa e “furtar” criança do pai em Coromandel; entenda

Veja mais

Homem monitorado por tornozeleira eletrônica é preso por furto de celulares em Patos de Minas

Veja mais

Obra da Copasa causa inúmeros transtornos e moradores cobram providências

Veja mais

Operação da Polícia Civil contra a pirataria digital apreende milhares de peças de TV Box em Araxá

Veja mais

Casal é preso por desacato e ameaça a enfermeira em unidade de saúde de Patos de Minas

Veja mais

Polícia Militar lança operação contra os chamados “rolezinhos do grau” em Patos de Minas

Veja mais