Com queda expressiva nos casos, Prefeitura decide desativar Central de atendimento à Covid-19

A partir daí, o fluxo retorna ao formato anterior, ou seja, casos leves e moderados nas unidades de saúde da família (USF) e casos graves na UPA (Jardim Peluzzo).

O Centro de Enfrentamento à Covid-19 estruturado no Bairro Lagoa Grande em janeiro deste ano, em meio ao novo pico da doença em Patos de Minas, será desativado. O atendimento a pessoas com suspeita da doença ocorrerá no local somente até 13 de abril. A partir daí, o fluxo retorna ao formato anterior, ou seja, casos leves e moderados nas unidades de saúde da família (USF) e casos graves na UPA (Jardim Peluzzo).

Como já era previsto quando da sua abertura, o Centro Covid-19 é uma estrutura temporária que, com a estabilização do cenário epidemiológico, não justifica mais manter-se ativa. “Atualmente a nossa média diária de novas infecções por coronavírus está abaixo de dez, podendo essa demanda ser diluída nas USFs com tranquilidade”, explica a secretária Municipal de Saúde, Ana Carolina Magalhães Caixeta.

Ainda segundo a titular da pasta, é preciso levar em conta o alto custo da estrutura específica para Covid-19. “A prefeitura investe R$ 500 mil por mês para manter o Centro de Enfrentamento aberto. Em janeiro e fevereiro, auge dos novos casos, esse valor foi de R$ 700 mil mensais. Precisamos ser racionais com o uso do dinheiro público e, se a demanda é infinitamente menor hoje, não é viável mantê-lo aberto.”

A boa notícia é que os investimentos feitos para reformar o imóvel onde se instalou o Centro Covid-19, na Rua Dona Luiza, 710, serão aproveitados. Isso porque o local abrigará a Equipe de Saúde da Família 27, da USF André Luiz, a partir do próximo dia 19. A unidade será desmembrada para melhorar o atendimento aos usuários e as condições de trabalho dos profissionais.

UPA – Ao comunicar a desativação do Centro de Enfrentamento à Covid-19, a secretária de Saúde aproveitou para atualizar as informações sobre a reforma da UPA. “Esta semana finalizamos a sala de medicações e, até meados de abril, estarão finalizadas a recepção e os consultórios. Ainda no mês que vem, felizmente, as áreas com maior fluxo da UPA já estarão com a reforma concluída,” disse Ana Carolina.

Últimas Notícias

Batida frontal na BR 251 mata 4 pessoas na divisa de Minas Gerais com Goiás

Veja mais

Foragido da justiça é preso com crack e maconha após denúncia em Patos de Minas

Veja mais

Cerca de 20 hectares da Mata do Cachorro foram afetados pelas queimadas nos últimos dias

Veja mais

Você sabe quando sua fatura da Cemig é feita pela média? Saiba por que e como isso acontece

Veja mais

Uma semana após ser aberta para visitação represa de Presidente Olegário aparece vazia

Veja mais

Imagens mostram suspeitos de furtar cofres com joias e dinheiro; se você conhece denuncie

Veja mais