Com queda de mais de 50% nos estoques, Fundação Hemominas convoca doadores voluntários
A normalização dos bancos de sangue é essencial para manter o número estratégico de bolsas para atender à demanda de pacientes e salvar vidas.
A Fundação Hemominas está convocando doadores voluntários de sangue O Positivo e O Negativo. Nos últimos dias, os estoques desses tipos sanguíneos registraram queda de mais de 50% em toda a rede. A normalização dos bancos de sangue é essencial para manter o número estratégico de bolsas para atender à demanda de pacientes e salvar vidas.
Em função da pandemia da Covid-19, a unidade da Fundação Hemominas de Patos de Minas reforça que o atendimento é feito apenas através de agendamento. Os voluntários podem marcar horário para realização da coleta pelo telefone (34) 2106 2600, pelo site da Fundação Hemominas ou ainda pelo aplicativo MG App.
As unidades da Hemominas são ambientes seguros e estar saudável é uma condição básica para ser um doador. Além disso, a fundação intensificou os procedimentos de higienização e prevenção. É obrigatório, para qualquer pessoa, o uso do álcool gel / líquido 70% nas mãos; só são aceitas caravanas de, no máximo, dez doadores, e as salas de espera e de coleta de sangue foram reorganizadas para garantir distanciamento mínimo de 1 metro entre os doadores.
Critérios covid-19
Candidatos à doação de sangue que foram infectados pelo novo coronavírus, após diagnóstico clínico e/ou laboratorial, ficam inaptos por 30 dias após completa recuperação (assintomáticos e sem sequelas que contraindiquem a doação);
Candidatos que tiveram contato com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico/laboratorial de infecção pelo covid-19 são considerados inaptos pelo período de 14 dias, após o último contato com essas pessoas.