Com missa, procissão e bençãos, Cruzeiro da Praça Dom Eduardo é inaugurado nesta manhã

O investimento total foi de aproximadamente R$ 411 mil.

A Prefeitura de Patos de Minas, o Conselho do Patrimônio Histórico e a Igreja Católica inauguraram na manhã deste domingo (21) a restauração do Cruzeiro da Praça Dom Eduardo. O Monumento foi construído em 1892 e tem um significado histórico importante, já que é considerado o marco zero da cidade de Patos de Minas.

Bem pertencente ao acervo histórico e cultural de Patos de Minas, o Cruzeiro da Praça Dom Eduardo foi completamente revitalizado. O serviço realizado incluiu a restauração da cruz, com reintegração da madeira, revitalização da região que fica no entorno da peça, com colocação de Pedra de São Tomé, instalação de epígrafes (com o registro da memória do lugar) e de novo sistema de iluminação. Por tratar-se de bem tombado, o recurso utilizado na obra proveio do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural de Patos de Minas (Fumpac). O investimento total foi de aproximadamente R$ 411 mil.

Alex Borges, arquiteto da Secretaria de Cultura e autor do projeto de revitalização, destacou que o Cruzeiro estava em condições precárias.  Por causa da ação do tempo, a madeira estava apodrecida e 80% se perdeu. Resina e haste de titânio tiveram quer ser usados para garantir a manutenção das peças.


História – O Cruzeiro da Praça Dom Eduardo é considerado o marco zero da cidade de Patos de Minas. A denominação foi instituída pela lei nº 361, de 24 de maio de 1957, pelo então prefeito Genésio Garcia Rosa.

O local onde se encontra a cruz era conhecido como Largo da Matriz. O primeiro cruzeiro do povoado foi erguido em um pedestal rústico de pedra localizado próximo à porta da antiga matriz em meados do século XIX. De acordo com dados históricos, era vigário da paróquia à época o padre Manoel de Brito Freire. Em 1892, o Cruzeiro foi substituído pelo atual, agora revitalizado.

Após a abertura oficial da Catedral de Santo Antônio em 1954, a cruz foi instalada em uma base mais alta, construída onde hoje é a Praça Dom Eduardo. Com a demolição da antiga matriz, restou o Cruzeiro como um dos símbolos mais antigos da formação da cidade de Patos de Minas.

Últimas Notícias

Janaína Andrade volta ao banco dos réus e é condenada a mais de 16 anos por morte de amante

Veja mais

Dia D de Multivacinação acontece em todas as unidades de saúde do perímetro urbano de Patos de Minas

Veja mais

Temporal derruba árvore em cima de fiação e deixa cenário de destruição em frente ao Mocambo

Veja mais

Grande Feirão de Lotes no Bairro Santa Clara oferece neste sábado 11 lotes exclusivos

Veja mais

Esgoto escorre em meio a área de preservação permanente e encobre calçada ao lado do fórum

Veja mais

Mamoré busca técnico jovem para o profissional e planeja fortalecer as categorias de base para 2025

Veja mais