Com missa, procissão e bençãos, Cruzeiro da Praça Dom Eduardo é inaugurado nesta manhã

O investimento total foi de aproximadamente R$ 411 mil.

A Prefeitura de Patos de Minas, o Conselho do Patrimônio Histórico e a Igreja Católica inauguraram na manhã deste domingo (21) a restauração do Cruzeiro da Praça Dom Eduardo. O Monumento foi construído em 1892 e tem um significado histórico importante, já que é considerado o marco zero da cidade de Patos de Minas.

Bem pertencente ao acervo histórico e cultural de Patos de Minas, o Cruzeiro da Praça Dom Eduardo foi completamente revitalizado. O serviço realizado incluiu a restauração da cruz, com reintegração da madeira, revitalização da região que fica no entorno da peça, com colocação de Pedra de São Tomé, instalação de epígrafes (com o registro da memória do lugar) e de novo sistema de iluminação. Por tratar-se de bem tombado, o recurso utilizado na obra proveio do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural de Patos de Minas (Fumpac). O investimento total foi de aproximadamente R$ 411 mil.

Alex Borges, arquiteto da Secretaria de Cultura e autor do projeto de revitalização, destacou que o Cruzeiro estava em condições precárias.  Por causa da ação do tempo, a madeira estava apodrecida e 80% se perdeu. Resina e haste de titânio tiveram quer ser usados para garantir a manutenção das peças.


História – O Cruzeiro da Praça Dom Eduardo é considerado o marco zero da cidade de Patos de Minas. A denominação foi instituída pela lei nº 361, de 24 de maio de 1957, pelo então prefeito Genésio Garcia Rosa.

O local onde se encontra a cruz era conhecido como Largo da Matriz. O primeiro cruzeiro do povoado foi erguido em um pedestal rústico de pedra localizado próximo à porta da antiga matriz em meados do século XIX. De acordo com dados históricos, era vigário da paróquia à época o padre Manoel de Brito Freire. Em 1892, o Cruzeiro foi substituído pelo atual, agora revitalizado.

Após a abertura oficial da Catedral de Santo Antônio em 1954, a cruz foi instalada em uma base mais alta, construída onde hoje é a Praça Dom Eduardo. Com a demolição da antiga matriz, restou o Cruzeiro como um dos símbolos mais antigos da formação da cidade de Patos de Minas.

Últimas Notícias

Com reforço no efetivo, Polícia Militar lança Operação Natalina 2025 em Patos de Minas

Veja mais

Consumidores caem em pressão de corretores e assinam contratos caros durante as férias, alerta Procon

Veja mais

Prefeitura regulamenta estacionamento para pessoas com autismo e mostra como pedir cartão

Veja mais

Vigilância encontra produtos de limpeza proibidos de venda em comércios de Patos de Minas e alerta

Veja mais

Casal acaba preso após câmeras gravarem homem escalando poste e furtando fiação e medidores de energia

Veja mais

DNIT inicia manutenção na BR 352 em Patos de Minas e moradores comemoram melhorias no trecho

Veja mais