Com ciclovias tomadas por mato, buracos e sujeira, ciclistas enfrentam o perigo na avenida J.K

As ciclovias estão em situação de abandono e quem precisa passar por elas corre risco de sofrer acidentes.

Muitos ciclistas preferem trafegar pelas pistas de rolamento, disputando espaço com os veículos.

A avenida J.K é a principal entrada de Patos de Minas e tem movimentação intensa. As três pistas estão em perfeitas condições de tráfego, mas os ciclistas e pedestres que utilizam as vias encontraram inúmeras dificuldades. As ciclovias estão em situação de abandono e quem precisa passar por elas corre risco de sofrer acidentes.

São cerca de 10 quilômetros de ciclovias, a maior parte em condições precárias. Sem manutenção, a pavimentação está tomada por buracos, que durante a noite se tornam verdadeiras armadilhas. Para uma bicicleta, com pouca estabilidade, trafegar pelas ciclovias é conviver com o risco constante de acidentes.

Além dos buracos, alguns trechos das ciclovias estão tomados pelo mato e pela sujeira. Nessas condições, muitos ciclistas preferem trafegar pelas pistas de rolamento, disputando espaço com os carros e correndo risco de se envolverem em acidentes. Como a avenida não possui calçadas, os pedestres também utilizam as ciclovias e reclamam da falta de manutenção.

As ciclovias da avenida J.K fazem parte do conjunto de pistas que foram incorporadas ao trecho inicial da BR 354. Por tanto, a manutenção deveria ser de responsabilidade do DNIT. O órgão já demonstrou, no entanto, que não está disposto a fazer as melhorias na ciclovia e, diante da falta de recursos, propôs um convênio com a Prefeitura.

Por estar em perímetro urbano, as ciclovias deveriam receber manutenção da Prefeitura. Sem uma definição sobre a responsabilidade pela manutenção do espaço público, os ciclistas vão ter que continuar correndo riscos ao trafegarem pela avenida J.K.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Embriagado, motorista foge da Polícia Militar, bate em carro estacionado e acaba preso

Veja mais

Mulher encontra casa revirada após voltar do trabalho e descobre furto de tênis e perfume, em Patos de Minas

Veja mais

Patos de Minas vai distribuir quase R$ 300 mil para projetos culturais; inscrições já estão abertas

Veja mais

Adolescente "empina" moto emprestada, perde o controle e bate em carro estacionado

Veja mais

Jovem é preso com barras de chocolate de loja no shopping após Olho Vivo flagrar atitude suspeita

Veja mais

Motociclista cai sozinho em cruzamento e acaba preso com um dos maiores limites de embriaguez já registrados

Veja mais