Com cerca de 300 casos suspeitos de dengue, Patos de Minas traz de volta o Fumacê
A iniciativa faz parte de uma estratégia do programa Municipal de Combate à dengue para conter o avanço da doença.
Está de volta a Patos de Minas o carro “Fumacê”. O veículo, que trabalha na aplicação de veneno para matar o mosquito aeds aegypit, iniciou o trabalho no final da tarde dessa segunda-feira (15). A iniciativa faz parte de uma estratégia do programa Municipal de Combate à dengue para conter o avanço da doença no município.
Em poucos dias, o número de casos suspeitos e confirmados de dengue em Patos de Minas superou em 100% o índice registrado no mesmo período do ano passado. Já são 37 casos confirmados e 300 suspeitos. O Programa de Combate à Dengue faz tratamento focal, aplicação de inseticida com bomba motorizada e visita as residências para eliminar os criadouros.
Todo este trabalho, no entanto, não tem sido suficiente para conter o avanço da doença. Os casos suspeitos não param de chegar. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu trazer de volta o Fumacê. O carro vai percorrer os pontos com maior incidência da doença fazendo a aplicação de inseticida.
O trabalho começou pelo centro da cidade. O carro Fumacê vai percorrer também o Sobradinho, Rosário, Aurélio Caixeta, São Francisco, Cônego Getúlio, Cristo Redentor, Santa Terezinha, Lagoa Grande, Brasil e Santo Antônio. Algumas áreas já começaram a ser visitadas. Os moradores serão avisados da passagem do Fumacê.
Durante a aplicação do inseticida, a recomendação é para que os moradores abram portas e janelas e protejam gaiolas, utensílios domésticos e alimentos. As pessoas que apresentarem algum processo alérgico devem ficar em um ambiente mais afastado, fazendo consumo constante de líquidos, durante as primeiras horas de aplicação do inseticida.