Com cerca de 200 oficinas mecânicas, bairro Planalto terá projeto de fortalecimento do setor

O projeto contempla capacitações e ações de comunicação e de identidade visual.

São cerca de 200 empresas especializados no reparo de caminhões, carretas e máquinas. ( Foto: Arquivo Patos Hoje )

Com localização estratégica, o bairro Planalto se transformou em um setor de oficinas mecânicas em Patos de Minas, principalmente para veículos pesados. São cerca de 200 empresas especializados no reparo de caminhões, carretas e máquinas, segundo levantamento feito pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico – Sindimetal, que elaborou um projeto de fortalecimento do setor.

O projeto contempla capacitações e ações de comunicação e de identidade visual. O presidente do Sindimetal, Lisandro de Queiroz Bicalho, destacou que para o desenvolvimento destas ações, buscou a parceria do IEL, por meio do PCIR (Programa de Competitividade Industrial Regional) e também, do SENAI CECOTEG, que atua especialmente, em projetos de design e inovação.

De acordo com o presidente do Sindimetal, Lizando Bicalho, por ter acesso facilitado às BRs 365 e 354, que contam com movimento diário de mais de 6 mil veículos, o bairro Planalto tem grande possibilidade de se desenvolver ainda mais na prestação de serviços para os transportadores.

“As oficinas instaladas têm variadas competências técnicas e alta capacidade na prestação de serviços”, ressaltou Lisandro, acrescentando que, ao atuar com um projeto no Bairro Planalto, as demais oficinas mecânicas, empresas do segmento de estruturas metálicas e de material elétrico, localizadas em Patos de Minas e em municípios próximos, serão contempladas.

Segundo o presidente do Sindicato, o projeto será desenvolvido em duas etapas, com previsão de conclusão até novembro. A primeira contemplará visitas técnicas a oficinas, entrevistas qualitativas e pesquisas sobre o mercado para diagnóstico do setor. Na segunda etapa haverá a execução de planejamento estratégico de comunicação.

“O objetivo é transformar o projeto em  Arranjo Produtivo Local a exemplo de outros segmentos que conseguiram este reconhecimento”, destacou. Uma das vantagens do APL é facilitar o acesso de micro, pequenas e médias empresas a programas de gestão empresarial, mercado, processo, produtos e linhas de financiamento visando ao seu fortalecimento no mercado interno e acesso ao externo.

A primeira reunião já foi realizada e outros encontros deverão acontecer para informar e mobilizar os empresários do setor.

Últimas Notícias

Diretoria do Mamoré anuncia desligamento do Zé Humberto e mais nove que disputaram o Módulo II

Veja mais

Motorista, preso em maio por embriaguez ao volante, volta a ser preso ao ser flagrado em marcha à ré

Veja mais

Últimos dias para se inscrever no Vestibular de Inverno do UNIPAM

Veja mais

Veja quanto cada candidato de Patos de Minas poderá gastar na campanha eleitoral deste ano

Veja mais

Bombeiros percebem princípio de incêndio, agem rápido e impedem aumento do fogo, em Patrocínio

Veja mais

Ponte instalada mais de meio metro acima do asfalto chama a atenção de motoristas

Veja mais